A POESIA DOS CORDÉIS E DAS CANÇÕES: EXPLORANDO A CULTURA POPULAR NORDESTINA NO ENSINO MÉDIO
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106666 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 468 "inscrito_id" => 932 "titulo" => "A POESIA DOS CORDÉIS E DAS CANÇÕES: EXPLORANDO A CULTURA POPULAR NORDESTINA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho visa trazer à tona os resultados de um experiência vivenciada no interior do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na escola pública estadual ECIT Dr. Elpídio de Almeida, situada em Campina Grande-PB. Durante essa jornada, foram realizadas, em aulas de Língua Portuguesa, sequências didáticas voltadas para o estudo da língua e literatura a partir de letras de músicas e da literatura de cordel. O objetivo das sequências foi proporcionar o mergulho dos aprendizes na experiência de recepção desses textos literários de modo a valorizar as representações culturais nordestinas que tais obras culturais tematizavam, ao tempo que ensejassem a leitura e produção textual verbal (contos, roteiros, poemas) e não-verbal (desenhos, montagens) por parte dos alunos. Para subsidiar nosso planejamento didático, ancoramo-nos nas orientações curriculares nacionais (Brasil, 2018), em alguns teóricos que estudam a recepção dos textos literários em contextos escolares (Cosson (2003); Pinheiro (2018); Alves (2013); Assis; Correia (2019)), e naqueles que defendem a sistematização das ações de ensino por meio de sequências didáticas (Schneuwly; Dolz, 2004). A experiência foi realizada ao longo de 10 encontros de duas aulas cada, cuja culminância evidenciou as produções textuais e artísticas dos cerca de 120 alunos envolvidos. A realização desse projeto permitiu perceber a criatividade dos alunos nas atividades de produção e a imersão na temática, resultando em uma valorização da cultura nordestina. Foi uma oportunidade de terem acesso a sua cultura e apreciarem a diversidade literária popular nordestina, propiciada pelo maior conhecimento de sua própria cultura, as raízes nordestinas e a valorização das riquezas e diversidades regionais tão bem representadas literariamente." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID932_TB468_26032024222448.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERMANA CORREIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Germana Correia" "autor_email" => "germana.coliveira@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106666 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 468 "inscrito_id" => 932 "titulo" => "A POESIA DOS CORDÉIS E DAS CANÇÕES: EXPLORANDO A CULTURA POPULAR NORDESTINA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho visa trazer à tona os resultados de um experiência vivenciada no interior do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na escola pública estadual ECIT Dr. Elpídio de Almeida, situada em Campina Grande-PB. Durante essa jornada, foram realizadas, em aulas de Língua Portuguesa, sequências didáticas voltadas para o estudo da língua e literatura a partir de letras de músicas e da literatura de cordel. O objetivo das sequências foi proporcionar o mergulho dos aprendizes na experiência de recepção desses textos literários de modo a valorizar as representações culturais nordestinas que tais obras culturais tematizavam, ao tempo que ensejassem a leitura e produção textual verbal (contos, roteiros, poemas) e não-verbal (desenhos, montagens) por parte dos alunos. Para subsidiar nosso planejamento didático, ancoramo-nos nas orientações curriculares nacionais (Brasil, 2018), em alguns teóricos que estudam a recepção dos textos literários em contextos escolares (Cosson (2003); Pinheiro (2018); Alves (2013); Assis; Correia (2019)), e naqueles que defendem a sistematização das ações de ensino por meio de sequências didáticas (Schneuwly; Dolz, 2004). A experiência foi realizada ao longo de 10 encontros de duas aulas cada, cuja culminância evidenciou as produções textuais e artísticas dos cerca de 120 alunos envolvidos. A realização desse projeto permitiu perceber a criatividade dos alunos nas atividades de produção e a imersão na temática, resultando em uma valorização da cultura nordestina. Foi uma oportunidade de terem acesso a sua cultura e apreciarem a diversidade literária popular nordestina, propiciada pelo maior conhecimento de sua própria cultura, as raízes nordestinas e a valorização das riquezas e diversidades regionais tão bem representadas literariamente." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID932_TB468_26032024222448.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERMANA CORREIA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Germana Correia" "autor_email" => "germana.coliveira@professor.pb.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }