O presente trabalho visa trazer à tona os resultados de um experiência vivenciada no interior do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na escola pública estadual ECIT Dr. Elpídio de Almeida, situada em Campina Grande-PB. Durante essa jornada, foram realizadas, em aulas de Língua Portuguesa, sequências didáticas voltadas para o estudo da língua e literatura a partir de letras de músicas e da literatura de cordel. O objetivo das sequências foi proporcionar o mergulho dos aprendizes na experiência de recepção desses textos literários de modo a valorizar as representações culturais nordestinas que tais obras culturais tematizavam, ao tempo que ensejassem a leitura e produção textual verbal (contos, roteiros, poemas) e não-verbal (desenhos, montagens) por parte dos alunos. Para subsidiar nosso planejamento didático, ancoramo-nos nas orientações curriculares nacionais (Brasil, 2018), em alguns teóricos que estudam a recepção dos textos literários em contextos escolares (Cosson (2003); Pinheiro (2018); Alves (2013); Assis; Correia (2019)), e naqueles que defendem a sistematização das ações de ensino por meio de sequências didáticas (Schneuwly; Dolz, 2004). A experiência foi realizada ao longo de 10 encontros de duas aulas cada, cuja culminância evidenciou as produções textuais e artísticas dos cerca de 120 alunos envolvidos. A realização desse projeto permitiu perceber a criatividade dos alunos nas atividades de produção e a imersão na temática, resultando em uma valorização da cultura nordestina. Foi uma oportunidade de terem acesso a sua cultura e apreciarem a diversidade literária popular nordestina, propiciada pelo maior conhecimento de sua própria cultura, as raízes nordestinas e a valorização das riquezas e diversidades regionais tão bem representadas literariamente.