Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

IMPACTO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE POLÍGONOS: MOMENTO DE REGÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106304
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 87
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "IMPACTO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE POLÍGONOS: MOMENTO DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre polígonos no Programa Residência Pedagógica UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho Lesson Study (estudos de aula). A regência se deu com 25 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Roberto Simonsen, Campina Grande, Paraíba, entre 21 de agosto e 11 de setembro de 2023, com um total de 16 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 4, de forma expositiva dialogada, utilizando o aplicativo GeoGebra. Foi notável que a forma com que foi desenvolvido o assunto de polígonos no GeoGebra trouxe uma maior curiosidade, dúvidas e consequentemente a participação dos alunos. Durante os momentos de resolução de problemas matemáticos ficou nítido que alguns dos alunos não conseguiram pensar de forma abstrata sobre polígonos, mostrando a importância do uso de tecnologia para tal. Com isso, foi de suma importância orientar e demonstrar como poderia ser trabalhado o assunto matemático e forçar os alunos a pensarem mais, para com isso poderem avançar nos próximos conteúdos. Apesar do uso proibido de celulares em sala de aula, notamos que alguns dos alunos utilizaram seus celulares em sala de aula para tirar fotos e trocar mensagens."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID352_TB87_20022024212309.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIAN MACIEL SANTOS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RIAN"
    "autor_email" => "rian.almeida@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106304
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 87
    "inscrito_id" => 352
    "titulo" => "IMPACTO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE POLÍGONOS: MOMENTO DE REGÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre polígonos no Programa Residência Pedagógica UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho Lesson Study (estudos de aula). A regência se deu com 25 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Roberto Simonsen, Campina Grande, Paraíba, entre 21 de agosto e 11 de setembro de 2023, com um total de 16 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 4, de forma expositiva dialogada, utilizando o aplicativo GeoGebra. Foi notável que a forma com que foi desenvolvido o assunto de polígonos no GeoGebra trouxe uma maior curiosidade, dúvidas e consequentemente a participação dos alunos. Durante os momentos de resolução de problemas matemáticos ficou nítido que alguns dos alunos não conseguiram pensar de forma abstrata sobre polígonos, mostrando a importância do uso de tecnologia para tal. Com isso, foi de suma importância orientar e demonstrar como poderia ser trabalhado o assunto matemático e forçar os alunos a pensarem mais, para com isso poderem avançar nos próximos conteúdos. Apesar do uso proibido de celulares em sala de aula, notamos que alguns dos alunos utilizaram seus celulares em sala de aula para tirar fotos e trocar mensagens."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID352_TB87_20022024212309.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RIAN MACIEL SANTOS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "RIAN"
    "autor_email" => "rian.almeida@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este artigo diz respeito a uma experiência de regência sobre polígonos no Programa Residência Pedagógica UEPB Campus Campina Grande. Nos baseamos teoricamente na metodologia de trabalho Lesson Study (estudos de aula). A regência se deu com 25 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Roberto Simonsen, Campina Grande, Paraíba, entre 21 de agosto e 11 de setembro de 2023, com um total de 16 aulas. Neste artigo relatamos o momento de regência da aula 4, de forma expositiva dialogada, utilizando o aplicativo GeoGebra. Foi notável que a forma com que foi desenvolvido o assunto de polígonos no GeoGebra trouxe uma maior curiosidade, dúvidas e consequentemente a participação dos alunos. Durante os momentos de resolução de problemas matemáticos ficou nítido que alguns dos alunos não conseguiram pensar de forma abstrata sobre polígonos, mostrando a importância do uso de tecnologia para tal. Com isso, foi de suma importância orientar e demonstrar como poderia ser trabalhado o assunto matemático e forçar os alunos a pensarem mais, para com isso poderem avançar nos próximos conteúdos. Apesar do uso proibido de celulares em sala de aula, notamos que alguns dos alunos utilizaram seus celulares em sala de aula para tirar fotos e trocar mensagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.