Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

DESPERTANDO O INTERESSE PELA FÍSICA NA MODALIDADE EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DESENVOLVIDO PELO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106270
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 411
    "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE PELA FÍSICA NA MODALIDADE EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DESENVOLVIDO PELO PIBID"
    "resumo" => "O presente módulo de intervenção faz parte do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e tem como objetivo a aplicação dos três momentos pedagógicos no ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ciclo V (1º e 2º ANO), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Targino Pereira, localizada em Araruna-PB. Este projeto é conduzido sob a orientação da professora Ângela Maria Freire de Avelar e se concentra nos conteúdos das Leis de Newton, utilizando a ferramenta de experimentação como abordagem de auxílio. Na primeira parte deste módulo, os estudantes têm a oportunidade de ter contato direto com experimentos, utilizando-os da maneira que melhor convier aos seus objetivos. Isso permite que eles explorem e interajam com os conceitos de forma prática, estimulando a curiosidade e o engajamento. No segundo momento, entramos em ação como facilitadores, auxiliando os alunos a atingirem nosso objetivo central: compreender os conceitos das Leis de Newton de maneira prática e aplicada. Trabalhamos em conjunto para garantir que os estudantes adquiram conhecimento de maneira significativa. É importante ressaltar que este é um trabalho em execução, e estamos no processo de aplicação. Planejamos aplicar a segunda parte, que poderá ser os três momentos pedagógicos, juntamente com as metodologias ativas. O terceiro momento será dedicado à exploração aprofundada dos conteúdos das Leis de Newton, aprofundando-se em conceitos mais complexos e aplicações práticas. O objetivo final desta abordagem pedagógica é que, ao término da implementação, os estudantes assimilem facilmente os princípios das Leis de Newton, relacionando-os ao seu cotidiano e compreendendo a importância desses conceitos no mundo da física e além. Promovendo assim um aprendizado mais enriquecedor e duradouro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID411_TB36_24102023175639.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMOM CLAUDINO ROQUE"
    "autor_nome_curto" => "RAMOM"
    "autor_email" => "ramom.roque@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106270
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 411
    "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE PELA FÍSICA NA MODALIDADE EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DESENVOLVIDO PELO PIBID"
    "resumo" => "O presente módulo de intervenção faz parte do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e tem como objetivo a aplicação dos três momentos pedagógicos no ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ciclo V (1º e 2º ANO), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Targino Pereira, localizada em Araruna-PB. Este projeto é conduzido sob a orientação da professora Ângela Maria Freire de Avelar e se concentra nos conteúdos das Leis de Newton, utilizando a ferramenta de experimentação como abordagem de auxílio. Na primeira parte deste módulo, os estudantes têm a oportunidade de ter contato direto com experimentos, utilizando-os da maneira que melhor convier aos seus objetivos. Isso permite que eles explorem e interajam com os conceitos de forma prática, estimulando a curiosidade e o engajamento. No segundo momento, entramos em ação como facilitadores, auxiliando os alunos a atingirem nosso objetivo central: compreender os conceitos das Leis de Newton de maneira prática e aplicada. Trabalhamos em conjunto para garantir que os estudantes adquiram conhecimento de maneira significativa. É importante ressaltar que este é um trabalho em execução, e estamos no processo de aplicação. Planejamos aplicar a segunda parte, que poderá ser os três momentos pedagógicos, juntamente com as metodologias ativas. O terceiro momento será dedicado à exploração aprofundada dos conteúdos das Leis de Newton, aprofundando-se em conceitos mais complexos e aplicações práticas. O objetivo final desta abordagem pedagógica é que, ao término da implementação, os estudantes assimilem facilmente os princípios das Leis de Newton, relacionando-os ao seu cotidiano e compreendendo a importância desses conceitos no mundo da física e além. Promovendo assim um aprendizado mais enriquecedor e duradouro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID411_TB36_24102023175639.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMOM CLAUDINO ROQUE"
    "autor_nome_curto" => "RAMOM"
    "autor_email" => "ramom.roque@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente módulo de intervenção faz parte do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e tem como objetivo a aplicação dos três momentos pedagógicos no ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ciclo V (1º e 2º ANO), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Targino Pereira, localizada em Araruna-PB. Este projeto é conduzido sob a orientação da professora Ângela Maria Freire de Avelar e se concentra nos conteúdos das Leis de Newton, utilizando a ferramenta de experimentação como abordagem de auxílio. Na primeira parte deste módulo, os estudantes têm a oportunidade de ter contato direto com experimentos, utilizando-os da maneira que melhor convier aos seus objetivos. Isso permite que eles explorem e interajam com os conceitos de forma prática, estimulando a curiosidade e o engajamento. No segundo momento, entramos em ação como facilitadores, auxiliando os alunos a atingirem nosso objetivo central: compreender os conceitos das Leis de Newton de maneira prática e aplicada. Trabalhamos em conjunto para garantir que os estudantes adquiram conhecimento de maneira significativa. É importante ressaltar que este é um trabalho em execução, e estamos no processo de aplicação. Planejamos aplicar a segunda parte, que poderá ser os três momentos pedagógicos, juntamente com as metodologias ativas. O terceiro momento será dedicado à exploração aprofundada dos conteúdos das Leis de Newton, aprofundando-se em conceitos mais complexos e aplicações práticas. O objetivo final desta abordagem pedagógica é que, ao término da implementação, os estudantes assimilem facilmente os princípios das Leis de Newton, relacionando-os ao seu cotidiano e compreendendo a importância desses conceitos no mundo da física e além. Promovendo assim um aprendizado mais enriquecedor e duradouro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.