DESPERTANDO O INTERESSE PELA FÍSICA NA MODALIDADE EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DESENVOLVIDO PELO PIBID
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106270 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE PELA FÍSICA NA MODALIDADE EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DESENVOLVIDO PELO PIBID" "resumo" => "O presente módulo de intervenção faz parte do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e tem como objetivo a aplicação dos três momentos pedagógicos no ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ciclo V (1º e 2º ANO), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Targino Pereira, localizada em Araruna-PB. Este projeto é conduzido sob a orientação da professora Ângela Maria Freire de Avelar e se concentra nos conteúdos das Leis de Newton, utilizando a ferramenta de experimentação como abordagem de auxílio. Na primeira parte deste módulo, os estudantes têm a oportunidade de ter contato direto com experimentos, utilizando-os da maneira que melhor convier aos seus objetivos. Isso permite que eles explorem e interajam com os conceitos de forma prática, estimulando a curiosidade e o engajamento. No segundo momento, entramos em ação como facilitadores, auxiliando os alunos a atingirem nosso objetivo central: compreender os conceitos das Leis de Newton de maneira prática e aplicada. Trabalhamos em conjunto para garantir que os estudantes adquiram conhecimento de maneira significativa. É importante ressaltar que este é um trabalho em execução, e estamos no processo de aplicação. Planejamos aplicar a segunda parte, que poderá ser os três momentos pedagógicos, juntamente com as metodologias ativas. O terceiro momento será dedicado à exploração aprofundada dos conteúdos das Leis de Newton, aprofundando-se em conceitos mais complexos e aplicações práticas. O objetivo final desta abordagem pedagógica é que, ao término da implementação, os estudantes assimilem facilmente os princípios das Leis de Newton, relacionando-os ao seu cotidiano e compreendendo a importância desses conceitos no mundo da física e além. Promovendo assim um aprendizado mais enriquecedor e duradouro." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID411_TB36_24102023175639.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMOM CLAUDINO ROQUE" "autor_nome_curto" => "RAMOM" "autor_email" => "ramom.roque@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106270 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 411 "titulo" => "DESPERTANDO O INTERESSE PELA FÍSICA NA MODALIDADE EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DESENVOLVIDO PELO PIBID" "resumo" => "O presente módulo de intervenção faz parte do projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e tem como objetivo a aplicação dos três momentos pedagógicos no ensino médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ciclo V (1º e 2º ANO), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Targino Pereira, localizada em Araruna-PB. Este projeto é conduzido sob a orientação da professora Ângela Maria Freire de Avelar e se concentra nos conteúdos das Leis de Newton, utilizando a ferramenta de experimentação como abordagem de auxílio. Na primeira parte deste módulo, os estudantes têm a oportunidade de ter contato direto com experimentos, utilizando-os da maneira que melhor convier aos seus objetivos. Isso permite que eles explorem e interajam com os conceitos de forma prática, estimulando a curiosidade e o engajamento. No segundo momento, entramos em ação como facilitadores, auxiliando os alunos a atingirem nosso objetivo central: compreender os conceitos das Leis de Newton de maneira prática e aplicada. Trabalhamos em conjunto para garantir que os estudantes adquiram conhecimento de maneira significativa. É importante ressaltar que este é um trabalho em execução, e estamos no processo de aplicação. Planejamos aplicar a segunda parte, que poderá ser os três momentos pedagógicos, juntamente com as metodologias ativas. O terceiro momento será dedicado à exploração aprofundada dos conteúdos das Leis de Newton, aprofundando-se em conceitos mais complexos e aplicações práticas. O objetivo final desta abordagem pedagógica é que, ao término da implementação, os estudantes assimilem facilmente os princípios das Leis de Newton, relacionando-os ao seu cotidiano e compreendendo a importância desses conceitos no mundo da física e além. Promovendo assim um aprendizado mais enriquecedor e duradouro." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID411_TB36_24102023175639.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMOM CLAUDINO ROQUE" "autor_nome_curto" => "RAMOM" "autor_email" => "ramom.roque@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }