As tecnologias da informação e comunicação têm transformado nossa realidade e a forma com que vemos o mundo à nossa volta, exigindo da sociedade novas competências e habilidades. Na educação não é diferente, a Base Nacional Comum Curricular revela a necessidade de uma mudança de postura dos discentes e docentes quanto ao novo contexto da sala de aula. As aulas consideradas tradicionais em que a explanação do professor é o meio para a disseminação do conhecimento estão perdendo espaço e a utilização de recursos digitais se coloca como um meio potencial para apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, a cultura digital, que tem um espaço nas competências gerais da BNCC, se coloca como algo importante para o ensino e a consequente aprendizagem dos conteúdos disciplinares. Levando em consideração esses aspectos, o presente trabalho uniu a metodologia ativa de sala de aula invertida, conceituada por Bergmann e Sams (2012), com apoio da ferramenta de inteligência artificial Chat GPT e em segundo momento a metodologia de experimentação investigativa, com apoio do simulador Phet, como ferramentas para compor propostas didáticas que buscam articular esses elementos na sala de aula. A intervenção pedagógica foi realizada na ECIT Benjamin Maranhão, na cidade de Araruna, na Paraíba.