O presente relatório trata sobre experiências e vivências no programa de Residência Pedagógica (CAPES), na instituição pública Escola Municipal Roberto Simonsen, em uma turma de 5° ano com o objetivo de refletir as práticas pedagógicas nas aulas contemplando a interdisciplinaridade com foco em leitura e escrita que foram aplicadas durante a observação do programa. Dessa forma, a pesquisa é de cunho documental e com levantamento bibliográfico de caráter exploratório, observativo e participativo, mediante os resultados e a relação da teoria com a prática, visto uma análise nos pontos que convergem ou refutam os procedimentos teórico-metodológicos. O resultado encontrado na pesquisa qualitativa trouxe reflexões importantes sobre o papel do professor em sala de aula e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para trabalhar nas diversas áreas do conhecimento. O estudo de investigação sociointeracional na escola apresenta contribuições no tocante ao que é ensinar e aprender, as habilidades de codificação e decodificação de leitura e escrita dos educandos em um ambiente isolado, e quais são as posturas da figura do mediador do conhecimento frente às problemáticas acometidas em um cenário de comunidade carente na escola pública.