NARRATIVAS ACADÊMICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA ENQUANTO DISCENTES DO PIBID.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106593 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 917 "titulo" => "NARRATIVAS ACADÊMICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA ENQUANTO DISCENTES DO PIBID." "resumo" => "O ensino por investigação juntamente com o uso de atividades práticas, desempenham um papel fundamental no contexto educacional, estando alinhados com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa abordagem pedagógica é uma ótima alternativa para a construção de cidadãos críticos de participação ativa na vida em sociedade. O presente trabalho foi desenvolvido por alunos de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB), na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira na cidade de Campina Grande-PB. Houve a realização de duas ações de intervenção. Na primeira ação, houve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com enfoque experimental investigativo, relacionando o tema sustentabilidade com conceitos físicos por meio da construção de um desidratador solar utilizando materiais de baixo custo em uma turma de 2° ano do Ensino Médio. O objetivo principal foi desenvolver consciência ambiental e sustentável, além de possibilitar aos alunos a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A segunda ação consistiu no estudo e confecção de experimentos em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, abordando os temas de magnetismo, eletricidade, termodinâmica, óptica e mecânica, para exposição na primeira mostra de ciências da natureza e matemática na escola em questão, com o objetivo de apresentar alguns recursos didáticos produzidos pelos alunos e utilizados em sala de aula pelos professores." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID917_TB394_24032024193016.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARYANA GERÔNIMO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARYANA" "autor_email" => "maryana.araujo@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106593 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 394 "inscrito_id" => 917 "titulo" => "NARRATIVAS ACADÊMICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA ENQUANTO DISCENTES DO PIBID." "resumo" => "O ensino por investigação juntamente com o uso de atividades práticas, desempenham um papel fundamental no contexto educacional, estando alinhados com as diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa abordagem pedagógica é uma ótima alternativa para a construção de cidadãos críticos de participação ativa na vida em sociedade. O presente trabalho foi desenvolvido por alunos de licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus I, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB), na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira na cidade de Campina Grande-PB. Houve a realização de duas ações de intervenção. Na primeira ação, houve o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de ensino com enfoque experimental investigativo, relacionando o tema sustentabilidade com conceitos físicos por meio da construção de um desidratador solar utilizando materiais de baixo custo em uma turma de 2° ano do Ensino Médio. O objetivo principal foi desenvolver consciência ambiental e sustentável, além de possibilitar aos alunos a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. A segunda ação consistiu no estudo e confecção de experimentos em uma turma de 3° ano do Ensino Médio, abordando os temas de magnetismo, eletricidade, termodinâmica, óptica e mecânica, para exposição na primeira mostra de ciências da natureza e matemática na escola em questão, com o objetivo de apresentar alguns recursos didáticos produzidos pelos alunos e utilizados em sala de aula pelos professores." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID917_TB394_24032024193016.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARYANA GERÔNIMO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MARYANA" "autor_email" => "maryana.araujo@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }