Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENSINO DE QUÍMICA: DESVENDANDO OS SEGREDOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106359
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 275
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: DESVENDANDO OS SEGREDOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO."
    "resumo" => "A discussão sobre os óleos essenciais vem ganhando espaços na sociedade brasileira, devido à grande biodiversidade presente no país, porém, seu conhecimento e informações de uso ainda são desconhecidos por parte da população. Os óleos essenciais são compostos voláteis extraídos de plantas e têm sido tradicionalmente utilizados na indústria farmacêutica, na aromaterapia e ornamentação de espaços. É relevante destacar que, eles também oferecem uma oportunidade potencial para o ensino de ciências e corrobora com os documentos que permeiam a educação brasileira. Nessa perspectiva, foi desenvolvida na escola ECIT Francisca Martiniano da Rocha uma componente eletiva intitulada “De onde vem esse cheiro? Desvendando os segredos dos óleos essenciais”, em relação aos óleos essenciais, apresentando seus benefícios à saúde, como também, a extração do hidrolato a partir de folhas, flores e raízes de plantas medicinais do agreste paraibano, já que estas estão presente na vivência dos estudantes. A proposta deste trabalho foi desenvolver na disciplina eletiva ações pedagógicas a partir do tema óleos essenciais, com o objetivo de articular os saberes escolar aos saberes do cotidiano e os científicos, além de colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos participantes das ações. As atividades foram desenvolvidas pela autora do trabalho no âmbito das ações da Residência pedagógica em Química, esta teve a colaboração da colega residente e do preceptor. O público participante deste trabalho foram 28 estudantes que fizeram a escolha pela disciplina eletiva, estes são matriculados no ensino médio, em turmas distintas da Escola Estadual Técnica e Integral, localizada no município de Lagoa Seca – PB. É possível considerar que a disciplina possibilitou uma aprendizagem sobre o tema regional em questão, ajudou na compreensão dos conteúdos de química orgânica, além de colaborar com os esclarecimentos do uso de plantas no cotidiano."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID275_TB146_07032024210812.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGHIA MARIA DA SILVA ELEUTÉRIO"
    "autor_nome_curto" => "LIGHIA"
    "autor_email" => "lighia.eleuterio@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106359
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 275
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: DESVENDANDO OS SEGREDOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO."
    "resumo" => "A discussão sobre os óleos essenciais vem ganhando espaços na sociedade brasileira, devido à grande biodiversidade presente no país, porém, seu conhecimento e informações de uso ainda são desconhecidos por parte da população. Os óleos essenciais são compostos voláteis extraídos de plantas e têm sido tradicionalmente utilizados na indústria farmacêutica, na aromaterapia e ornamentação de espaços. É relevante destacar que, eles também oferecem uma oportunidade potencial para o ensino de ciências e corrobora com os documentos que permeiam a educação brasileira. Nessa perspectiva, foi desenvolvida na escola ECIT Francisca Martiniano da Rocha uma componente eletiva intitulada “De onde vem esse cheiro? Desvendando os segredos dos óleos essenciais”, em relação aos óleos essenciais, apresentando seus benefícios à saúde, como também, a extração do hidrolato a partir de folhas, flores e raízes de plantas medicinais do agreste paraibano, já que estas estão presente na vivência dos estudantes. A proposta deste trabalho foi desenvolver na disciplina eletiva ações pedagógicas a partir do tema óleos essenciais, com o objetivo de articular os saberes escolar aos saberes do cotidiano e os científicos, além de colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos participantes das ações. As atividades foram desenvolvidas pela autora do trabalho no âmbito das ações da Residência pedagógica em Química, esta teve a colaboração da colega residente e do preceptor. O público participante deste trabalho foram 28 estudantes que fizeram a escolha pela disciplina eletiva, estes são matriculados no ensino médio, em turmas distintas da Escola Estadual Técnica e Integral, localizada no município de Lagoa Seca – PB. É possível considerar que a disciplina possibilitou uma aprendizagem sobre o tema regional em questão, ajudou na compreensão dos conteúdos de química orgânica, além de colaborar com os esclarecimentos do uso de plantas no cotidiano."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 12 – Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID275_TB146_07032024210812.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGHIA MARIA DA SILVA ELEUTÉRIO"
    "autor_nome_curto" => "LIGHIA"
    "autor_email" => "lighia.eleuterio@aluno.uepb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A discussão sobre os óleos essenciais vem ganhando espaços na sociedade brasileira, devido à grande biodiversidade presente no país, porém, seu conhecimento e informações de uso ainda são desconhecidos por parte da população. Os óleos essenciais são compostos voláteis extraídos de plantas e têm sido tradicionalmente utilizados na indústria farmacêutica, na aromaterapia e ornamentação de espaços. É relevante destacar que, eles também oferecem uma oportunidade potencial para o ensino de ciências e corrobora com os documentos que permeiam a educação brasileira. Nessa perspectiva, foi desenvolvida na escola ECIT Francisca Martiniano da Rocha uma componente eletiva intitulada “De onde vem esse cheiro? Desvendando os segredos dos óleos essenciais”, em relação aos óleos essenciais, apresentando seus benefícios à saúde, como também, a extração do hidrolato a partir de folhas, flores e raízes de plantas medicinais do agreste paraibano, já que estas estão presente na vivência dos estudantes. A proposta deste trabalho foi desenvolver na disciplina eletiva ações pedagógicas a partir do tema óleos essenciais, com o objetivo de articular os saberes escolar aos saberes do cotidiano e os científicos, além de colaborar com o processo de ensino e aprendizagem dos participantes das ações. As atividades foram desenvolvidas pela autora do trabalho no âmbito das ações da Residência pedagógica em Química, esta teve a colaboração da colega residente e do preceptor. O público participante deste trabalho foram 28 estudantes que fizeram a escolha pela disciplina eletiva, estes são matriculados no ensino médio, em turmas distintas da Escola Estadual Técnica e Integral, localizada no município de Lagoa Seca – PB. É possível considerar que a disciplina possibilitou uma aprendizagem sobre o tema regional em questão, ajudou na compreensão dos conteúdos de química orgânica, além de colaborar com os esclarecimentos do uso de plantas no cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.