O presente trabalho trata-se do relato de experiência de um licenciando no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História, da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Cidadã Irmã Joaquina Sampaio, localizada no bairro Serrotão, na rua Manoel Mota, em Campina Grande–PB, e tem como principal objetivo retratar através da descrição de experiências pessoais e obras da área de educação, como a Residência Pedagógica contribui para a formação inicial de professores ao inserir estudantes de licenciatura no cotidiano escolar de maneira planejada e segura, permitindo que estes obtenham a orientação de profissionais mais experientes em um período adequado de tempo para a adaptação e observação de resultados no ambiente escolar. A fim de expandir a discussão será abordado as seguintes questões: de que maneira a Residência Pedagógica permite o exercício da atuação docente de maneira mais segura e contínua que o estágio supervisionada; como o PRP permite a análise crítica do licenciando sobre sua própria atuação e de que forma a orientação do professor preceptor ajuda neste processo e por fim como a regência na escola-campo por residentes permite que estes possam se adaptar a diferentes contextos de ensino-aprendizagem, a partir da mediação entre as teorias vistas na universidade e a prática na escola-campo.