Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

MATEMÁTICA DIVERTIDA: O USO DO CALCULE NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106622
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 423
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "MATEMÁTICA DIVERTIDA: O USO DO CALCULE NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de uma ação realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro, PB. A mesma buscou explorar o aprendizado das quatro operações fundamentais da matemática através de um jogo de tabuleiro intitulado ‘Calculando seu lugar’ que, em tese, consiste em preencher o máximo de lugares marcados no tabuleiro com as peças a partir do lançamento de três dados. Apoiamos nossa discussão teórica nos trabalhos de Passos (2006), que tratam da necessidade de incorporação de diversas metodologias no ensino da matemática, além das discussões apresentadas por Smolle, Diniz e Cândido (2007) e Rodrigues (2018), os quais reconhecem a utilização de jogos como um recurso que pode enriquecer o trabalho do professor, estimulando a interação e a criatividade. Com essa experiência foi possível utilizar esse recurso para o aprendizado da disciplina de forma lúdica, despertando o interesse dos alunos e auxiliando na aprendizagem das quatro operações fundamentais. A execução da atividade apresentou resultados satisfatórios, despertando o espírito competitivo dos estudantes e trabalhando o raciocínio lógico por meio da realização dos cálculos básicos. É preciso ressaltar que alguns alunos apresentaram dificuldades durante a realização da atividade, principalmente em compreender e interligar as operações. Entretanto, podemos concluir que trazer inovações para o ensino da matemática é uma maneira de tornar as aulas mais dinâmicas, produtivas e colaborativas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID536_TB423_25032024130833.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA GEISILANE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.rodrigues@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106622
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 423
    "inscrito_id" => 536
    "titulo" => "MATEMÁTICA DIVERTIDA: O USO DO CALCULE NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de uma ação realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro, PB. A mesma buscou explorar o aprendizado das quatro operações fundamentais da matemática através de um jogo de tabuleiro intitulado ‘Calculando seu lugar’ que, em tese, consiste em preencher o máximo de lugares marcados no tabuleiro com as peças a partir do lançamento de três dados. Apoiamos nossa discussão teórica nos trabalhos de Passos (2006), que tratam da necessidade de incorporação de diversas metodologias no ensino da matemática, além das discussões apresentadas por Smolle, Diniz e Cândido (2007) e Rodrigues (2018), os quais reconhecem a utilização de jogos como um recurso que pode enriquecer o trabalho do professor, estimulando a interação e a criatividade. Com essa experiência foi possível utilizar esse recurso para o aprendizado da disciplina de forma lúdica, despertando o interesse dos alunos e auxiliando na aprendizagem das quatro operações fundamentais. A execução da atividade apresentou resultados satisfatórios, despertando o espírito competitivo dos estudantes e trabalhando o raciocínio lógico por meio da realização dos cálculos básicos. É preciso ressaltar que alguns alunos apresentaram dificuldades durante a realização da atividade, principalmente em compreender e interligar as operações. Entretanto, podemos concluir que trazer inovações para o ensino da matemática é uma maneira de tornar as aulas mais dinâmicas, produtivas e colaborativas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID536_TB423_25032024130833.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA GEISILANE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.rodrigues@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de uma ação realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), promovido com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, localizada no município de Monteiro, PB. A mesma buscou explorar o aprendizado das quatro operações fundamentais da matemática através de um jogo de tabuleiro intitulado ‘Calculando seu lugar’ que, em tese, consiste em preencher o máximo de lugares marcados no tabuleiro com as peças a partir do lançamento de três dados. Apoiamos nossa discussão teórica nos trabalhos de Passos (2006), que tratam da necessidade de incorporação de diversas metodologias no ensino da matemática, além das discussões apresentadas por Smolle, Diniz e Cândido (2007) e Rodrigues (2018), os quais reconhecem a utilização de jogos como um recurso que pode enriquecer o trabalho do professor, estimulando a interação e a criatividade. Com essa experiência foi possível utilizar esse recurso para o aprendizado da disciplina de forma lúdica, despertando o interesse dos alunos e auxiliando na aprendizagem das quatro operações fundamentais. A execução da atividade apresentou resultados satisfatórios, despertando o espírito competitivo dos estudantes e trabalhando o raciocínio lógico por meio da realização dos cálculos básicos. É preciso ressaltar que alguns alunos apresentaram dificuldades durante a realização da atividade, principalmente em compreender e interligar as operações. Entretanto, podemos concluir que trazer inovações para o ensino da matemática é uma maneira de tornar as aulas mais dinâmicas, produtivas e colaborativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.