A aplicação da sequência de ensino “Explorando a Temática “Origem do Cosmo e a Vida no Universo”: Utilizando a Aprendizagem Baseada Em Projetos” é uma abordagem envolvente para a educação sobre o Universo e a vida cósmica. Esta sequência de ensino está dividida em três partes principais, cada uma cobrindo um aspecto essencial do tema geral. Na primeira seção, os alunos exploram a intrigante questão “Estamos sozinhos no universo?” Esta seção incentiva os alunos a investigar a existência de vida extraterrestre e a diversidade do Universo. Eles podem realizar pesquisas, assistir a vídeos e discutir teorias e evidências relacionadas à busca por vida fora da Terra. A segunda parte da sequência centra-se no tema O céu visto da Terra. Aqui, os alunos mergulham no aprendizado observando o céu noturno, aprendendo sobre constelações, planetas e outros corpos celestes. Eles podem usar o aplicativo Stellarium para fazer observações práticas, identificar constelações e aprender como a posição da Terra afeta o que vemos no céu. A terceira parte explora a Evolução Estelar. Os alunos aprendem sobre o ciclo de vida das estrelas, desde a formação até a morte, e como isso afeta seus sistemas. Eles também podem explorar a relação entre as estrelas e as origens dos elementos químicos. Ao longo da sequência, os alunos trabalham na criação de uma história em quadrinhos (HQ) resumindo os conhecimentos adquiridos. A história em quadrinhos servirá como produto final de uma publicação educativa para ajudar a difundir o conhecimento para outros estudantes e interessados. Incluirá informações sobre como identificar estrelas no céu, técnicas de observação e até especulações sobre possíveis formas de vida e exploração espacial.