O presente trabalho busca relatar a relevância da residência pedagógica para os licenciandos de Licenciatura em Sociologia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, e os desafios enfrentados durante o processo. A experiência relatada foi vivenciada nas escolas-campo ECIT Dr. Elpídio de Almeida, EEEFM Ademar Veloso e ECI Professor Itan Pereira, vinculados ao Programa Residência Pedagógica, foram objeto de observações, regência e projeto de intervenção dos residentes. A metodologia envolveu momentos teóricos e práticos, com discussões semanais dos textos indicados pela coordenadora/orientadora da residência. Cada escola possuia um modelo de ensino, temos uma cidadã integral, uma cidadã integral técnica e uma regular. Nas observações e experiências pudemos perceber e compreender como funcionava cada modelo. Apesar dos desafios enfrentados pelos residentes, a experiência promoveu o nosso desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes e nos motivou a seguirmos no caminho da educação. O relato enfatiza a importância da residência pedagógica como uma oportunidade para os futuros professores de Sociologia aplicarem seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de adotar novas metodologias para sua futura carreira profissional.