O presente documento tem como objetivo principal, relatar as vivências e experiências imersivas decorrentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), no âmbito da iniciação à docência, integrando o contexto da formação em Licenciatura em Sociologia na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Campus I – Campina Grande. O relatório se propõe a detalhar minuciosamente as atividades desenvolvidas ao longo desses módulos, adotando uma abordagem descritiva e reflexiva das experiências acumuladas. Fundamentada nas percepções pessoais, observações diretas e reflexões críticas, o relato abrangerá uma variedade de atividades, desde a imersão nas escolas parceiras, passando pela observação atenta das práticas pedagógicas em sala de aula, até a elaboração, correção e, por fim, a regência de aulas, todas orientadas pelo professor preceptor designado. Adicionalmente, será analisada a participação em eventos formativos coordenados pela supervisora do programa na universidade, enriquecendo ainda mais a experiência de formação docente. Destaca-se a importância fundamental da Residência Pedagógica como uma ponte efetiva entre a teoria aprendida na universidade e a prática vivenciada nas escolas, fornecendo um espaço de aprendizado rico e desafiador para os futuros educadores. Em suma, o programa de residência pedagógica emerge como um facilitador essencial no processo de ensino-aprendizagem, trazendo o ambiente universitário, influenciando diretamente na qualidade da educação oferecida nas escolas e na formação dos professores, nutrindo uma formação sólida e contextualizada para os profissionais da educação em formação em especial na formação dos licenciandos de sociologia.