O Ensino de Química busca na atualidade formas de se reinventar para tornar a ciência mais atrativa para os estudantes. Uma das formas encontradas é o ensino contextualizado, visto que tal metodologia tem a capacidade de conectar conceitos químicos com a realidade dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e aplicável. Ao relacionar a teoria com situações práticas do cotidiano, como questões ambientais, saúde, segurança e tecnologia, os alunos podem perceber a relevância do conhecimento químico em suas vidas, aumentando o interesse e a motivação para o estudo. Dessa forma, este artigo busca analisar a implementação de uma Oficina CSI (Crime Scene Investigation) como módulo da disciplina eletiva "Pequenas Experiências, Grandes Aprendizados" em uma escola integral e técnica na cidade de Campina Grande - PB. A Oficina CSI utiliza simulações de investigação científica para desenvolver o pensamento crítico dos alunos e aplicar conceitos de Química e Biologia na prática. O estudo não se limita a analisar a teoria da química forense, mas sua relevância no ambiente educacional, discutindo conceitos das ciências naturais, além de ética e segurança. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos do Ensino Médio, com práticas divididas em cinco etapas, abordando conceitos de Introdução a Ciência Forense e Investigação Criminal Papiloscopia, Estudo de DNA, Identificação de Sangue e Toxicologia. A partir de uma abordagem dinâmica e ativa, os alunos puderam conhecer mais sobre a ciência forense e perceber a importância dos conteúdos trabalhados em sala de aula. O planejamento das aulas foi estruturado em formato de sequência didática, e a sua aplicação demonstrou que a educação científica pode ser dinâmica e relevante, preparando os alunos não apenas para exames técnicos, mas também para desafios e carreiras futuras, visto que o estudo demonstrou a aplicabilidade da Química no mundo real.