O presente relato tem como objetivo apresentar as experiências vividas por uma professora/preceptora da Escola Campo e suas colaborações durante o Programa Residência Pedagógica na formação de professores do curso de Licenciatura em Sociologia promovido pela CAPES, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, na Escola Regular Ademar Veloso da Silveira. Esse trabalho objetivou-se na contribuição do professor/preceptor em suas orientações e intervenções face as ações realizadas pelos residentes contribuindo na formação e na transmissão de conhecimentos e experiências vivenciadas em sala de aula, colaborando para seu objetivo profissional. Os dados foram coletados a partir da observação participante do preceptor que acompanhou quinze estudantes durante dezoito meses. O auxílio do preceptor vai desde o planejamento até a execução das aulas, assegurando aos participantes, competências e habilidades que vão permitir com que executem um ensino de excelência nas escolas de educação básica. A Residência porporcionou aos futuros docentes a experiência da união entre a teoria e a prática, de forma mais dinâmica baseada na experiência empírica nos espaços escolares. A contribuição enquanto preceptor de Sociologia para formação dos licenciados fortalece o papel da escola pública nesse processo de construção de conhecimento. Possibilita a reflexão sobre as melhorias do ensino público de qualidade e valoriza a carreira docente dos futuros professores.