Nas últimas décadas o processo de ensino aprendizagem passou por algumas alterações no território brasileiro e com pandemia do Covid-19 se mostrou cada vez mais necessário o uso de metodologias ativas aonde o estudante é colocado como o protagonista da sua aprendizagem. A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma dessas metodologia ativa tem como seu principal fundamento a utilização de conhecimentos prévios mais a realização de estudos que devem ocorrer de maneira precedente ao momento da aula, para a resolução de problemas práticos e contextualizados que se enquadrem com a realidade do alunado, desse modo a aprendizagem se torna mais significativa para os discentes, por este fator está foi a metodologia ativa escolhida para a sequência didática que será abordada neste artigo. Este trabalho trata-se da experiência do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) sobre a aplicação de uma sequência didática, cujo o conteúdo é eletrostática, contém o total de 5 encontros e está sendo realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Targino Pereira, no turno Noturno. Por se tratar de uma turma composta por discentes que trabalham durante o período diurno, a metodologia precisou passar por algumas adequações, uma delas foi ter um tempo reservado durante o horário em sala de aula para uma mine aula de revisão antes da aplicação dos problemas, em cada aula será trabalhado dois problemas e a avaliação se dará de maneira continua. Ao final da execução dessa sequência espera-se que os estudantes tenham um pensamento mais crítico sobre o meio em que estão inseridos, um entendimento mais amplo sobre a eletrostática reconhecendo-a em situações do cotidiano e também uma maior autonomia para sua aprendizagem assim como para soluções de possíveis problemas que possam surgir na vida pessoal e profissional dos mesmos.