USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DA ELETROSTÁTICA.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106276 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DA ELETROSTÁTICA." "resumo" => "Nas últimas décadas o processo de ensino aprendizagem passou por algumas alterações no território brasileiro e com pandemia do Covid-19 se mostrou cada vez mais necessário o uso de metodologias ativas aonde o estudante é colocado como o protagonista da sua aprendizagem. A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma dessas metodologia ativa tem como seu principal fundamento a utilização de conhecimentos prévios mais a realização de estudos que devem ocorrer de maneira precedente ao momento da aula, para a resolução de problemas práticos e contextualizados que se enquadrem com a realidade do alunado, desse modo a aprendizagem se torna mais significativa para os discentes, por este fator está foi a metodologia ativa escolhida para a sequência didática que será abordada neste artigo. Este trabalho trata-se da experiência do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) sobre a aplicação de uma sequência didática, cujo o conteúdo é eletrostática, contém o total de 5 encontros e está sendo realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Targino Pereira, no turno Noturno. Por se tratar de uma turma composta por discentes que trabalham durante o período diurno, a metodologia precisou passar por algumas adequações, uma delas foi ter um tempo reservado durante o horário em sala de aula para uma mine aula de revisão antes da aplicação dos problemas, em cada aula será trabalhado dois problemas e a avaliação se dará de maneira continua. Ao final da execução dessa sequência espera-se que os estudantes tenham um pensamento mais crítico sobre o meio em que estão inseridos, um entendimento mais amplo sobre a eletrostática reconhecendo-a em situações do cotidiano e também uma maior autonomia para sua aprendizagem assim como para soluções de possíveis problemas que possam surgir na vida pessoal e profissional dos mesmos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID212_TB45_24102023212225.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.vitoria.oliveira@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106276 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 45 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "USO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA O ENSINO DA ELETROSTÁTICA." "resumo" => "Nas últimas décadas o processo de ensino aprendizagem passou por algumas alterações no território brasileiro e com pandemia do Covid-19 se mostrou cada vez mais necessário o uso de metodologias ativas aonde o estudante é colocado como o protagonista da sua aprendizagem. A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma dessas metodologia ativa tem como seu principal fundamento a utilização de conhecimentos prévios mais a realização de estudos que devem ocorrer de maneira precedente ao momento da aula, para a resolução de problemas práticos e contextualizados que se enquadrem com a realidade do alunado, desse modo a aprendizagem se torna mais significativa para os discentes, por este fator está foi a metodologia ativa escolhida para a sequência didática que será abordada neste artigo. Este trabalho trata-se da experiência do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) sobre a aplicação de uma sequência didática, cujo o conteúdo é eletrostática, contém o total de 5 encontros e está sendo realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Targino Pereira, no turno Noturno. Por se tratar de uma turma composta por discentes que trabalham durante o período diurno, a metodologia precisou passar por algumas adequações, uma delas foi ter um tempo reservado durante o horário em sala de aula para uma mine aula de revisão antes da aplicação dos problemas, em cada aula será trabalhado dois problemas e a avaliação se dará de maneira continua. Ao final da execução dessa sequência espera-se que os estudantes tenham um pensamento mais crítico sobre o meio em que estão inseridos, um entendimento mais amplo sobre a eletrostática reconhecendo-a em situações do cotidiano e também uma maior autonomia para sua aprendizagem assim como para soluções de possíveis problemas que possam surgir na vida pessoal e profissional dos mesmos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID212_TB45_24102023212225.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.vitoria.oliveira@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }