A água é essencial para a vida na Terra e, como solvente universal, ela desempenha um papel fundamental para o ensino de química, pois é um tema que possíbilita explorar conceitos químicos relevantes de forma contextualizada a partir das análises experimentais, facilitando a aprendizagem dos estudantes. Por meio desse objeto de estudo é possível atender às propostas interdisciplinares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) citadas nos temas contemporâneos transversais (TCTs), pois é um tema de interesse e relevância no desenvolvimento dos estudantes como cidadãos. Nessa pespectiva, foi realizado um estudo na ECIT Monsenhor José Borges de Carvalho/ Alagoa Nova – PB, numa turma de 1ª série do Ensino Médio, durante o desenvolvimento do projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UEPB, utilizando como percusso metodólogico uma sequência didática que partiu da contextualização do tema “água” com a exposição do conteúdo, debates, coletas de amostras da água local, práticas experimentais para realização das análises físico-químicas das amostras e a construção de um filtro caseiro. O objetivo foi promover uma compreensão prática sobre a importância da purificação da água a partir dos conceitos químicos e físicos, como filtração, solubilidade e separação de misturas. Os resultados demonstraram a possibilidade de estimular o pensamento críticocientífico, melhorar o interesse e aprendizagem de conteúdos químicos e a resolução de problemas, além de conscientizar os estudantes sobre a importância da água tratada para a saúde e o meio ambiente da comunidade em que vivem.