Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FICÇÃO CIENTÍFICA, TERMODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ESCOLA TARGINO PEREIRA E ECIT BENJAMIM MARANHÃO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106660
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 621
    "titulo" => "FICÇÃO CIENTÍFICA, TERMODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ESCOLA TARGINO PEREIRA E ECIT BENJAMIM MARANHÃO"
    "resumo" => "O relatório tem como objetivo relatar as aplicações e experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), incluindo metodologia e a experiência como docente, oferecendo um ambiente de ensino envolvente e acolhedor, contribuindo para a formação não só do saber acadêmico, mas também dos princípios e competências que os capacitarão para o mundo além do ambiente escolar. As aplicações que foram realizadas em duas escolas de rede pública na cidade de Araruna-PB, onde foram aplicados métodos de ensino para que os alunos pudessem ser protagonistas do próprio conhecimento. A metodologia escolhida juntamente com os discentes, coordenadores e preceptores foi a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), para que os alunos pudessem desenvolver projetos no conteúdo referente a termodinâmica e circuitos elétrico com auxílio de recursos como o simulador Phet e aplicativos para criar os storyboards. A turma referente a escola Targino Pereira foi a do 2° ano “B”, onde foram desenvolvidos os storyboards, já na turma do 3° ano “B” na ECIT Benjamim Maranhão, foi desenvolvido o projeto com circuitos elétricos. Houveram apliações semanais com três encontros de quarenta minutos duarnte as dezesseis aulas na Escola Targino Pereira, já na ECIT Benjamim Maranhão foram realizados quatro encontros com quarenta minutos durante quatro aulas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID621_TB461_25032024232215.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO SÉRGIO PEREIRA HENRIQUE"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Sérgio"
    "autor_email" => "ps2020ssb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106660
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 621
    "titulo" => "FICÇÃO CIENTÍFICA, TERMODINÂMICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ESCOLA TARGINO PEREIRA E ECIT BENJAMIM MARANHÃO"
    "resumo" => "O relatório tem como objetivo relatar as aplicações e experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), incluindo metodologia e a experiência como docente, oferecendo um ambiente de ensino envolvente e acolhedor, contribuindo para a formação não só do saber acadêmico, mas também dos princípios e competências que os capacitarão para o mundo além do ambiente escolar. As aplicações que foram realizadas em duas escolas de rede pública na cidade de Araruna-PB, onde foram aplicados métodos de ensino para que os alunos pudessem ser protagonistas do próprio conhecimento. A metodologia escolhida juntamente com os discentes, coordenadores e preceptores foi a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), para que os alunos pudessem desenvolver projetos no conteúdo referente a termodinâmica e circuitos elétrico com auxílio de recursos como o simulador Phet e aplicativos para criar os storyboards. A turma referente a escola Targino Pereira foi a do 2° ano “B”, onde foram desenvolvidos os storyboards, já na turma do 3° ano “B” na ECIT Benjamim Maranhão, foi desenvolvido o projeto com circuitos elétricos. Houveram apliações semanais com três encontros de quarenta minutos duarnte as dezesseis aulas na Escola Targino Pereira, já na ECIT Benjamim Maranhão foram realizados quatro encontros com quarenta minutos durante quatro aulas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID621_TB461_25032024232215.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULO SÉRGIO PEREIRA HENRIQUE"
    "autor_nome_curto" => "Paulo Sérgio"
    "autor_email" => "ps2020ssb@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O relatório tem como objetivo relatar as aplicações e experiências do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), incluindo metodologia e a experiência como docente, oferecendo um ambiente de ensino envolvente e acolhedor, contribuindo para a formação não só do saber acadêmico, mas também dos princípios e competências que os capacitarão para o mundo além do ambiente escolar. As aplicações que foram realizadas em duas escolas de rede pública na cidade de Araruna-PB, onde foram aplicados métodos de ensino para que os alunos pudessem ser protagonistas do próprio conhecimento. A metodologia escolhida juntamente com os discentes, coordenadores e preceptores foi a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), para que os alunos pudessem desenvolver projetos no conteúdo referente a termodinâmica e circuitos elétrico com auxílio de recursos como o simulador Phet e aplicativos para criar os storyboards. A turma referente a escola Targino Pereira foi a do 2° ano “B”, onde foram desenvolvidos os storyboards, já na turma do 3° ano “B” na ECIT Benjamim Maranhão, foi desenvolvido o projeto com circuitos elétricos. Houveram apliações semanais com três encontros de quarenta minutos duarnte as dezesseis aulas na Escola Targino Pereira, já na ECIT Benjamim Maranhão foram realizados quatro encontros com quarenta minutos durante quatro aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.