Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ENCAPSULATING MEMORIES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DE CARTAS COM ENFOQUE NOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106543
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 151
    "titulo" => "ENCAPSULATING MEMORIES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DE CARTAS COM ENFOQUE NOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre a implementação do projeto pedagógico Encapsulating Memories, voltado à escrita de cartas em Língua Inglesa (LI), realizado em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Campina Grande, Paraíba, como resultado de uma das ações do subprojeto de Letras Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - campus I). Neste sentido, o objetivo deste relato é promover uma reflexão acerca das experiências que vivenciamos como pibidianos responsáveis pela elaboração e implementação do projeto, sob a supervisão do professor da escola, durante os meses de agosto e setembro de 2023. Para isso, contemplamos reflexões teóricas a respeito da importância dos aspectos emocionais no processo de ensino-aprendizagem de LI, à medida em que descrevemos cada etapa de realização do projeto. Como resultado dessa experiência, constatamos que os objetivos propostos inicialmente com o projeto foram alcançados, tendo em vista que, além do desenvolvimento de habilidades de escrita em LI, os alunos se mostraram bastante engajados na escrita das cartas aos colegas como forma de poderem expressar as emoções relacionadas às memórias construídas ao longo do Ensino Médio. Ao final, concluímos que, ao contemplarmos uma proposta de atividade de escrita em LI com foco em aspectos emocionais dos alunos, favorecendo o bem-estar e a harmonia da sala de aula, temos mais oportunidades de promover um aprendizado mais significativo da língua-alvo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID151_TB341_20032024212413.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARYCE CUNHA DE ARAÚJO TORRES"
    "autor_nome_curto" => "CLARYCE"
    "autor_email" => "torresclaryce@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106543
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 151
    "titulo" => "ENCAPSULATING MEMORIES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR MEIO DE CARTAS COM ENFOQUE NOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS"
    "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre a implementação do projeto pedagógico Encapsulating Memories, voltado à escrita de cartas em Língua Inglesa (LI), realizado em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Campina Grande, Paraíba, como resultado de uma das ações do subprojeto de Letras Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - campus I). Neste sentido, o objetivo deste relato é promover uma reflexão acerca das experiências que vivenciamos como pibidianos responsáveis pela elaboração e implementação do projeto, sob a supervisão do professor da escola, durante os meses de agosto e setembro de 2023. Para isso, contemplamos reflexões teóricas a respeito da importância dos aspectos emocionais no processo de ensino-aprendizagem de LI, à medida em que descrevemos cada etapa de realização do projeto. Como resultado dessa experiência, constatamos que os objetivos propostos inicialmente com o projeto foram alcançados, tendo em vista que, além do desenvolvimento de habilidades de escrita em LI, os alunos se mostraram bastante engajados na escrita das cartas aos colegas como forma de poderem expressar as emoções relacionadas às memórias construídas ao longo do Ensino Médio. Ao final, concluímos que, ao contemplarmos uma proposta de atividade de escrita em LI com foco em aspectos emocionais dos alunos, favorecendo o bem-estar e a harmonia da sala de aula, temos mais oportunidades de promover um aprendizado mais significativo da língua-alvo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID151_TB341_20032024212413.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARYCE CUNHA DE ARAÚJO TORRES"
    "autor_nome_curto" => "CLARYCE"
    "autor_email" => "torresclaryce@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência sobre a implementação do projeto pedagógico Encapsulating Memories, voltado à escrita de cartas em Língua Inglesa (LI), realizado em uma turma de 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Campina Grande, Paraíba, como resultado de uma das ações do subprojeto de Letras Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB - campus I). Neste sentido, o objetivo deste relato é promover uma reflexão acerca das experiências que vivenciamos como pibidianos responsáveis pela elaboração e implementação do projeto, sob a supervisão do professor da escola, durante os meses de agosto e setembro de 2023. Para isso, contemplamos reflexões teóricas a respeito da importância dos aspectos emocionais no processo de ensino-aprendizagem de LI, à medida em que descrevemos cada etapa de realização do projeto. Como resultado dessa experiência, constatamos que os objetivos propostos inicialmente com o projeto foram alcançados, tendo em vista que, além do desenvolvimento de habilidades de escrita em LI, os alunos se mostraram bastante engajados na escrita das cartas aos colegas como forma de poderem expressar as emoções relacionadas às memórias construídas ao longo do Ensino Médio. Ao final, concluímos que, ao contemplarmos uma proposta de atividade de escrita em LI com foco em aspectos emocionais dos alunos, favorecendo o bem-estar e a harmonia da sala de aula, temos mais oportunidades de promover um aprendizado mais significativo da língua-alvo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.