O presente relato busca descrever e analisar algumas das práticas pedagógicas empregadas em uma turma de oitavo ano B da Escola Adalice Remígio Gomes, localizada em Monteiro, Paraíba, durante a vigência do subprojeto de Língua Portuguesa da Residência Pedagógica do curso de Letras do Centro de Ciências Humanas e Exatas. A abordagem metodológica guiou-se, como procedimento, pelo modelo de sequência didática proposto por Cosson (2006). Para tanto, escolhemos dois contos do livro Maldito sertão (2023), de Márcio Benjamin, para servirem de eixo de nossa sequência didática ao longo de cuja realização recorremos a outros textos impressões ou pertencentes a outras esferas semióticas. A análise comparativa entre os contos lidos, “Casa de Fazenda” e “Estradinha de barro”, e o vídeo "A lenda do papa figo" demonstrou a capacidade dos alunos em discernir diferentes abordagens de uma mesma lenda folclórica. Os resultados evidenciaram um aprimoramento na compreensão e aplicação dos conceitos estudados, culminando na produção autoral de contos de suspense pelos alunos. Conclui-se que a experiência multidisciplinar, integrando literatura, gramática e produção textual, foi eficaz para o processo, ainda inicial, de formação de leitores críticos e produtores de textos competentes, destacando a importância de uma abordagem pedagógica inovadora e envolvente para o desenvolvimento educacional dos alunos.