O uso de metodologias ativas no ensino e aprendizagem no campo educacional, tem sido uma maneira inovadora e efetiva para o processo de aquisição dos conhecimentos dos discentes. Este trabalho, tem como objetivo descrever um relato de experiência da implantação de novas abordagens do conhecimento, a partir de construções de sequências didáticas de ensino, aplicada em turmas do 1° e 2° ano do Ensino Médio na EEEFM Targino Pereira no município de Araruna-PB. Este estudo conduziu-se inicialmente através de reuniões entre coordenadores, professor-preceptor e alunos do PIBID, essa vivência promovida entre ambos foi primordial para que fosse elencado as metas e objetivos a serem alcançados durante o desenvolvimento dos trabalhos almejados. Posteriormente, dividimos em grupos de 03, para iniciassem a produção das sequências didáticas, com contextos diferentes e pautados em estratégias de ensino com uso de metodologias ativas como, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e modelagem matemática, utilizamos a abordagem ABP, composta a ficção cientifica e atrelado ao conteúdo de termodinâmica, propondo que o produto final desta perspectiva seja a confecção de um Storyboard, também utilizamos da ABP, desta vez ligado a área experimental com enfoque ao estudo da Ótica Geométrica, onde a proposta do produto final será a construção de uma luneta. Posteriormente, utilizamos também o uso da APB com o lúdico, aplicado em uma turma de matemática para explanar o conteúdo de matrizes e determinantes com o uso dos jogos, também aplicamos a modelagem matemática para explanar o estudo de gráficos de funções atrelado ao conteúdo de proporcionalidade. Observou-se, que as sequências didáticas aplicadas contribuíram de forma positiva no protagonismo dos estudantes para a construção do conhecimento.