A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106589 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 638 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O uso de metodologias ativas no ensino e aprendizagem no campo educacional, tem sido uma maneira inovadora e efetiva para o processo de aquisição dos conhecimentos dos discentes. Este trabalho, tem como objetivo descrever um relato de experiência da implantação de novas abordagens do conhecimento, a partir de construções de sequências didáticas de ensino, aplicada em turmas do 1° e 2° ano do Ensino Médio na EEEFM Targino Pereira no município de Araruna-PB. Este estudo conduziu-se inicialmente através de reuniões entre coordenadores, professor-preceptor e alunos do PIBID, essa vivência promovida entre ambos foi primordial para que fosse elencado as metas e objetivos a serem alcançados durante o desenvolvimento dos trabalhos almejados. Posteriormente, dividimos em grupos de 03, para iniciassem a produção das sequências didáticas, com contextos diferentes e pautados em estratégias de ensino com uso de metodologias ativas como, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e modelagem matemática, utilizamos a abordagem ABP, composta a ficção cientifica e atrelado ao conteúdo de termodinâmica, propondo que o produto final desta perspectiva seja a confecção de um Storyboard, também utilizamos da ABP, desta vez ligado a área experimental com enfoque ao estudo da Ótica Geométrica, onde a proposta do produto final será a construção de uma luneta. Posteriormente, utilizamos também o uso da APB com o lúdico, aplicado em uma turma de matemática para explanar o conteúdo de matrizes e determinantes com o uso dos jogos, também aplicamos a modelagem matemática para explanar o estudo de gráficos de funções atrelado ao conteúdo de proporcionalidade. Observou-se, que as sequências didáticas aplicadas contribuíram de forma positiva no protagonismo dos estudantes para a construção do conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID638_TB390_24032024180410.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA ALVES NEVES" "autor_nome_curto" => "SABRINA ALVES N" "autor_email" => "sabrinanevesa9@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106589 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 390 "inscrito_id" => 638 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): CONTRIBUIÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O uso de metodologias ativas no ensino e aprendizagem no campo educacional, tem sido uma maneira inovadora e efetiva para o processo de aquisição dos conhecimentos dos discentes. Este trabalho, tem como objetivo descrever um relato de experiência da implantação de novas abordagens do conhecimento, a partir de construções de sequências didáticas de ensino, aplicada em turmas do 1° e 2° ano do Ensino Médio na EEEFM Targino Pereira no município de Araruna-PB. Este estudo conduziu-se inicialmente através de reuniões entre coordenadores, professor-preceptor e alunos do PIBID, essa vivência promovida entre ambos foi primordial para que fosse elencado as metas e objetivos a serem alcançados durante o desenvolvimento dos trabalhos almejados. Posteriormente, dividimos em grupos de 03, para iniciassem a produção das sequências didáticas, com contextos diferentes e pautados em estratégias de ensino com uso de metodologias ativas como, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e modelagem matemática, utilizamos a abordagem ABP, composta a ficção cientifica e atrelado ao conteúdo de termodinâmica, propondo que o produto final desta perspectiva seja a confecção de um Storyboard, também utilizamos da ABP, desta vez ligado a área experimental com enfoque ao estudo da Ótica Geométrica, onde a proposta do produto final será a construção de uma luneta. Posteriormente, utilizamos também o uso da APB com o lúdico, aplicado em uma turma de matemática para explanar o conteúdo de matrizes e determinantes com o uso dos jogos, também aplicamos a modelagem matemática para explanar o estudo de gráficos de funções atrelado ao conteúdo de proporcionalidade. Observou-se, que as sequências didáticas aplicadas contribuíram de forma positiva no protagonismo dos estudantes para a construção do conhecimento." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID638_TB390_24032024180410.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA ALVES NEVES" "autor_nome_curto" => "SABRINA ALVES N" "autor_email" => "sabrinanevesa9@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }