O jerimum é um dos principais alimentos da culinária nordestina, presente em pratos doces e salgados, sendo facilmente encontrado em todo o nordeste brasileiro. Por ser resistente a seca ele é amplamente consumido nas regiões semiáridas sendo uma importante fonte de proteína para a população que convive com a estiagem, fácil acesso nas feiras públicas e amplamente comercializado no meio urbano. Por ser bastante presente na cultura nordestina e rico em nutrientes, foi escolhido como tema gerador nas aulas de Química, permitindo debates de temas como, química ambiental, produção de alimentos e preservação do meio ambiente. O objetivo do presente trabalho foi discutir conteúdos do currículo de química utilizando a plantação de jerimum como tema gerador em turmas de primeiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral e Técnica Raul Còrdula em Campina Grande/PB, dentro do projeto desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/UEPB. Na metodologia foram aplicadas atividades práticas de plantio e experimentação envolvendo o jerimum, buscou-se proporcionar uma compreensão prática dos princípios químicos na agricultura. Os eventos na escola foram essenciais para aplicar os conceitos teóricos, com aulas seguidas por experimentos práticos e atividades de plantio, contribuindo para os objetivos da pesquisa. Os resultados analizaram o crescimento de jerimum em diferentestipos de plantação e adubação, demonstrando que o adubo orgânico (esterco) teve um impacto positivo frente aos outros modos de cultivo. A pesquisa contribuiu para a conscientização ambiental na escola e na comunidade na qual ela está inserida. A utilização da agricultura na escola promoveu uma compreensão prática da Química e incentivou práticas agrícolas sustentáveis, enriquecendo a experiência educacional e cultivando uma geração consciente sobre questões ambientais