Este relato de experiência integra um conjunto de atividades vinculadas ao subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica do Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB. No presente relato, deter-nos-emos em relatar e refletir acerca de uma experiência de leitura literária realizada no Ensino Médio. Desse modo, procuramos desenvolver nossas ações, por meio de práticas lúdicas de leitura, escuta e produção textual voltadas para uma temática de interesse dos alunos, pois acreditamos que o ambiente noturno e fantasmagórico da prosa gótica é capaz de motivar a formação de sujeitos leitores. Como aporte teórico para a intervenção, bem como para as reflexões apresentadas, guiamo-nos pelas orientações propostas por Cosson (2006) a fim de pensarmos em práticas lúdicas de leitura e escrita que, sem deixarem o compromisso pelo saber, propiciem, sobretudo, prazer ao aprender. Dentre os resultados que conseguimos alcançar por meio dessa experiência, está o fato de que ajudamos a ampliar o horizonte de leitura de alunos que, segundo eles mesmos, eram avessos a ler. Além disso, por meio das produções textuais sugeridas, conseguimos despertar a criatividade e, principalmente, o gosto pela escrita. Por fim, reiteramos, enquanto ex-pibidiana e atual professora-preceptora, que a Residência Pedagógica colaborou de forma significativa para que houvesse uma mudança nas nossas práticas em sala de aula, uma vez que o contato com os residentes aguçou novamente o gosto por planejar e executar práticas pedagógicas a partir de metodologias que contribuam mais significativamente para o processo de aprendizagem dos discentes.