PROSA GÓTICA E FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106323 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "PROSA GÓTICA E FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este relato de experiência integra um conjunto de atividades vinculadas ao subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica do Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB. No presente relato, deter-nos-emos em relatar e refletir acerca de uma experiência de leitura literária realizada no Ensino Médio. Desse modo, procuramos desenvolver nossas ações, por meio de práticas lúdicas de leitura, escuta e produção textual voltadas para uma temática de interesse dos alunos, pois acreditamos que o ambiente noturno e fantasmagórico da prosa gótica é capaz de motivar a formação de sujeitos leitores. Como aporte teórico para a intervenção, bem como para as reflexões apresentadas, guiamo-nos pelas orientações propostas por Cosson (2006) a fim de pensarmos em práticas lúdicas de leitura e escrita que, sem deixarem o compromisso pelo saber, propiciem, sobretudo, prazer ao aprender. Dentre os resultados que conseguimos alcançar por meio dessa experiência, está o fato de que ajudamos a ampliar o horizonte de leitura de alunos que, segundo eles mesmos, eram avessos a ler. Além disso, por meio das produções textuais sugeridas, conseguimos despertar a criatividade e, principalmente, o gosto pela escrita. Por fim, reiteramos, enquanto ex-pibidiana e atual professora-preceptora, que a Residência Pedagógica colaborou de forma significativa para que houvesse uma mudança nas nossas práticas em sala de aula, uma vez que o contato com os residentes aguçou novamente o gosto por planejar e executar práticas pedagógicas a partir de metodologias que contribuam mais significativamente para o processo de aprendizagem dos discentes." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID396_TB108_23022024215540.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "Roselí" "autor_email" => "roselifarias94@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106323 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "PROSA GÓTICA E FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este relato de experiência integra um conjunto de atividades vinculadas ao subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica do Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB. No presente relato, deter-nos-emos em relatar e refletir acerca de uma experiência de leitura literária realizada no Ensino Médio. Desse modo, procuramos desenvolver nossas ações, por meio de práticas lúdicas de leitura, escuta e produção textual voltadas para uma temática de interesse dos alunos, pois acreditamos que o ambiente noturno e fantasmagórico da prosa gótica é capaz de motivar a formação de sujeitos leitores. Como aporte teórico para a intervenção, bem como para as reflexões apresentadas, guiamo-nos pelas orientações propostas por Cosson (2006) a fim de pensarmos em práticas lúdicas de leitura e escrita que, sem deixarem o compromisso pelo saber, propiciem, sobretudo, prazer ao aprender. Dentre os resultados que conseguimos alcançar por meio dessa experiência, está o fato de que ajudamos a ampliar o horizonte de leitura de alunos que, segundo eles mesmos, eram avessos a ler. Além disso, por meio das produções textuais sugeridas, conseguimos despertar a criatividade e, principalmente, o gosto pela escrita. Por fim, reiteramos, enquanto ex-pibidiana e atual professora-preceptora, que a Residência Pedagógica colaborou de forma significativa para que houvesse uma mudança nas nossas práticas em sala de aula, uma vez que o contato com os residentes aguçou novamente o gosto por planejar e executar práticas pedagógicas a partir de metodologias que contribuam mais significativamente para o processo de aprendizagem dos discentes." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID396_TB108_23022024215540.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSELÍ DA SILVA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "Roselí" "autor_email" => "roselifarias94@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }