Neste trabalho, apresenta-se um relato de experiência que analisa a relevância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) como mediador dos objetivos propostos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seguindo as normas da ABNT. A CAPES destaca-se como um projeto de extrema relevância para a formação inicial dos discentes das universidades que têm a oportunidade de participar. Ao adentrarem no espaço escolar, os alunos podem construir e partilhar experiências junto aos coordenadores e preceptores, buscando métodos de aperfeiçoamento do trabalho pedagógico. Essa abordagem visa unir a teoria com a prática, preparando futuros profissionais para enxergar além dos contextos teóricos da universidade. As experiências vividas do ambiente escolar permitem que os residentes se familiarizem com as realidades de cada escola campo. Eles coletam dados, observam os métodos didáticos e as técnicas operacionais em sala de aula; participam dos planejamentos e acompanham a rotina escolar. Ao exporem-se a diferentes realidades do cotidiano escolar, eles percebem que as práticas educativas seguem perspectivas e metodologias distintas. Apesar das resistências encontradas no ambiente escolar, o Programa de Residência Pedagógica tornou-se essencial na vida acadêmica dos residentes. Além das valiosas experiências vividas, o financeiro também desempenha um papel importante, uma vez que a bolsa garantida aos residentes contribui para o custeio de suas despesas, auxiliando assim no desempenho pedagógico.