O Programa de Residência Pedagógica tem em seu foco o aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, introduzindo os alunos de Licenciatura em campo auxiliando e preparando para uma formação inicial a educação básica. Além disso, promove também uma integração, podendo até mesmo ser comparado com os estágios de intervenção. Este trabalho tem como objetivo relatar as contribuições que o projeto da residência na cidade de Riachão-PB teve na formação docente dos alunos de licenciatura plena em Física do campus VIII da cidade de Araruna-PB. Inicialmente os discentes em formação conheceram a estrutura da escola, o corpo docente, e o Projeto Político Pedagógico (PPP), logo após foram apresentados a turma do 9 ano onde é trabalhado o projeto da residência. Onde o mesmo utiliza-se a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), com o objetivo de melhorar o ensino e aprendizagem aplicada na sequência didática (Energia e suas aplicações), na turma. A sequência didática e os problemas analisados foram escolhidos de acordo com a realidade da turma e do município, sendo que os problemas escolhidos também depois de reuniões com o professor supervisor, o professor preceptor e os demais bolsistas. Portanto, os problemas analisados e a metodologia aplicada mostraram- se como ferramenta inovadora e que auxilia no processo de ensino-aprendizagem do aluno tornando um protagonista.