O presente relatório apresenta as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, entre o período de outubro de 2022 a março de 2024. As atividades foram desenvolvidas em três escolas-campo de modalidades de ensino diferentes, são elas: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira e Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata); a partir do revezamento dos grupos de residentes entre as escolas-campo. Portanto, este trabalho se trata de um relato de experiência, cuja metodologia empregada é a observação participante e a pesquisa participante, vivida na condição de residente voluntária. Desse modo, os procedimentos teórico-metodológicos partem, principalmente, da pedagogia histórico-crítica (Dermeval Saviani, 1994); de (Cristiano das Neves Bodart, 2021) e (Paulo Freire, 1996). Os principais resultados permeiam em torno do que é viver a prática docente diante das particularidades e adversidades de cada contexto escolar, e do quanto o conjunto desta experiência constrói, influência e contribui para a identidade profissional docente. Destacamos a relevância da relação teoria-prática que a Residência Pedagógica nos proporcionou, resultando em um processo de ensino-aprendizagem significativo, reflexivo e emancipatório para os estudantes da rede pública.