Neste trabalho, são apresentadas discussões sobre experiências desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica - CAPES em aulas de Língua Portuguesa, a partir da integração dos gêneros textuais, como anúncios e memes, no ensino dos verbos, buscando proporcionar uma compreensão mais abrangente de seus usos nos contextos de comunicação. Fundamentado nos estudos de Koch (2009) e Marcuschi (2008) que enfatizam a importância da contextualização e da prática no processo de aprendizagem. Além de estratégias que envolvam a interação entre os estudantes, o estudo demonstrou resultados significativos, revelando uma melhoria na compreensão dos alunos sobre o uso dos verbos, bem como um aumento no engajamento e na participação durante as atividades de ensino. Dito isso, esta abordagem proporcionou uma compreensão mais profunda da língua portuguesa, tornando o processo de aprendizagem mais atraente e envolvente, confirmando-se como uma experiência marcada pela busca constante por inovação e adaptação de métodos de ensino, atendendo às necessidades e preferências dos discentes.