O programa Residência Pedagógica desempenha um papel crucial na formação integral dos estudantes ao proporcionar uma experiência prática no ambiente escolar, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos, o desenvolvimento de habilidades pedagógicas e a compreensão da dinâmica educacional. Destaca-se a importância desse programa para fortalecer a relação entre teoria e prática, contribuindo para a formação de educadores reflexivos e capacitados para lidar com a diversidade dos alunos e adaptar-se a diferentes contextos educacionais. O presente relatório descreve as ações realizadas no projeto "Práticas Interacionistas de Linguagem no Ensino de Língua Portuguesa" na Escola Agrotécnica do Cajueiro, envolvendo alunos do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. Essas atividades promoveram o fortalecimento das relações entre a instituição de ensino superior e a educação básica, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências entre professores, alunos e pesquisadores. No que se refere ao ensino de língua portuguesa, adota-se a perspectiva de que as aulas devem iniciar a partir do texto, considerado a forma mais concreta de manifestação da linguagem. Documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), refletem que a linguagem é uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica, ocorrendo nas práticas sociais da sociedade em diferentes momentos históricos. Portanto, as aulas de língua portuguesa devem basear-se na reflexão sobre o uso da linguagem, com os estudantes sendo construtores de suas práticas sociais e capazes de utilizar a linguagem em diversos contextos sociais.