VANGUARDAS EUROPEIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA INTERACIONISTA.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106470 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 471 "titulo" => "VANGUARDAS EUROPEIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA INTERACIONISTA." "resumo" => "O ensino de literatura constitui parte essencial no conhecimento do percurso histórico de uma língua, em vista do acesso a obras que remontam os traços culturais de uma sociedade, além de sua ligação a arte e a estética ao logo da história. No relato em questão, apresentaremos um registro das vivências referentes à aplicação de uma sequência didática no contexto da disciplina de língua portuguesa, voltada para o estudo das Vanguardas Europeias. O propósito primordial era não apenas introduzir os alunos ao universo artístico, mas também fomentar a criatividade e encorajar a expressão individual, visando empoderar os discentes em seu processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi cuidadosamente planejada para estimular não apenas a compreensão teórica, mas também a aplicação prática dos conceitos abordados. Por meio de abordagens dinâmicas que incluíam aulas expositivas envolventes, análises aprofundadas de obras vanguardistas, debates enriquecedores e atividades práticas de produção artística, os alunos foram imersos em um ambiente que os desafiavam a pensar criticamente, experimentar novas formas de expressão e explorar suas próprias capacidades criativas. Ao final do processo, foi gratificante observar o desenvolvimento dos alunos e os resultados alcançados. As produções finais refletiram não apenas o entendimento adquirido sobre as vanguardas europeias, mas também o crescimento pessoal e artístico de cada indivíduo envolvido no processo de aprendizagem. Com isso, essa prática proporcionou uma experiência artística inovadora ao explorar a construção de espaços de análises e produção de obras, e favoreceu a ocorrência de aulas mais dinâmicas e com a participação de todos os alunos que se faziam presente em sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID471_TB259_15032024142142.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA VIEIRA DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "andreia.gomes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106470 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 471 "titulo" => "VANGUARDAS EUROPEIAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA INTERACIONISTA." "resumo" => "O ensino de literatura constitui parte essencial no conhecimento do percurso histórico de uma língua, em vista do acesso a obras que remontam os traços culturais de uma sociedade, além de sua ligação a arte e a estética ao logo da história. No relato em questão, apresentaremos um registro das vivências referentes à aplicação de uma sequência didática no contexto da disciplina de língua portuguesa, voltada para o estudo das Vanguardas Europeias. O propósito primordial era não apenas introduzir os alunos ao universo artístico, mas também fomentar a criatividade e encorajar a expressão individual, visando empoderar os discentes em seu processo de aprendizagem. A metodologia adotada foi cuidadosamente planejada para estimular não apenas a compreensão teórica, mas também a aplicação prática dos conceitos abordados. Por meio de abordagens dinâmicas que incluíam aulas expositivas envolventes, análises aprofundadas de obras vanguardistas, debates enriquecedores e atividades práticas de produção artística, os alunos foram imersos em um ambiente que os desafiavam a pensar criticamente, experimentar novas formas de expressão e explorar suas próprias capacidades criativas. Ao final do processo, foi gratificante observar o desenvolvimento dos alunos e os resultados alcançados. As produções finais refletiram não apenas o entendimento adquirido sobre as vanguardas europeias, mas também o crescimento pessoal e artístico de cada indivíduo envolvido no processo de aprendizagem. Com isso, essa prática proporcionou uma experiência artística inovadora ao explorar a construção de espaços de análises e produção de obras, e favoreceu a ocorrência de aulas mais dinâmicas e com a participação de todos os alunos que se faziam presente em sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID471_TB259_15032024142142.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA VIEIRA DOS SANTOS GOMES" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "andreia.gomes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }