Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A CULTURA DOS PAÍSES HISPANO FALANTES COMO INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106373
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 93
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A CULTURA DOS PAÍSES HISPANO FALANTES COMO INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência tem como finalidade principal, expor minha experiência vivenciada dentro do Programa de Residência Pedagógica (PRP), enquanto graduando do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I - Campina Grande, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A experiência com “o Residência” Pedagógica iniciou em Outubro de 2022 e foi até Março de 2024, de modo presencial e remoto. Meu campo de atuação foi a escola Escola Cidadã Integral e Técnica Severino Cabral, em Campina Grande - PB, e este documento vai relatar minhas ações docentes, tanto na etapa do aprendizado teórico, com respaldo em Santos (2014), Guillén Días (2008), Zarazaga (1998), quanto da prática. Em minha imersão na escola campo comecei, inicialmente, com a observação de aulas e, após participar de tardes formativas, fui inserido na etapa de regência de aulas. Esta vivência nos presenteou com momentos jamais vividos, e fez com que enfrentássemos muitos desafios, mesmo assim, podemos afirmar que foi de extrema importância e impactou positivamente a vida de todos aqueles que participaram, principalmente dos alunos da IES, enquanto docentes em formação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID93_TB160_11032024104500.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZEU DA SILVA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ELIZEUFERNANDES"
    "autor_email" => "elizeufernandes7701@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106373
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 93
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A CULTURA DOS PAÍSES HISPANO FALANTES COMO INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA"
    "resumo" => "O presente relato de experiência tem como finalidade principal, expor minha experiência vivenciada dentro do Programa de Residência Pedagógica (PRP), enquanto graduando do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I - Campina Grande, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A experiência com “o Residência” Pedagógica iniciou em Outubro de 2022 e foi até Março de 2024, de modo presencial e remoto. Meu campo de atuação foi a escola Escola Cidadã Integral e Técnica Severino Cabral, em Campina Grande - PB, e este documento vai relatar minhas ações docentes, tanto na etapa do aprendizado teórico, com respaldo em Santos (2014), Guillén Días (2008), Zarazaga (1998), quanto da prática. Em minha imersão na escola campo comecei, inicialmente, com a observação de aulas e, após participar de tardes formativas, fui inserido na etapa de regência de aulas. Esta vivência nos presenteou com momentos jamais vividos, e fez com que enfrentássemos muitos desafios, mesmo assim, podemos afirmar que foi de extrema importância e impactou positivamente a vida de todos aqueles que participaram, principalmente dos alunos da IES, enquanto docentes em formação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID93_TB160_11032024104500.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZEU DA SILVA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "ELIZEUFERNANDES"
    "autor_email" => "elizeufernandes7701@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente relato de experiência tem como finalidade principal, expor minha experiência vivenciada dentro do Programa de Residência Pedagógica (PRP), enquanto graduando do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I - Campina Grande, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A experiência com “o Residência” Pedagógica iniciou em Outubro de 2022 e foi até Março de 2024, de modo presencial e remoto. Meu campo de atuação foi a escola Escola Cidadã Integral e Técnica Severino Cabral, em Campina Grande - PB, e este documento vai relatar minhas ações docentes, tanto na etapa do aprendizado teórico, com respaldo em Santos (2014), Guillén Días (2008), Zarazaga (1998), quanto da prática. Em minha imersão na escola campo comecei, inicialmente, com a observação de aulas e, após participar de tardes formativas, fui inserido na etapa de regência de aulas. Esta vivência nos presenteou com momentos jamais vividos, e fez com que enfrentássemos muitos desafios, mesmo assim, podemos afirmar que foi de extrema importância e impactou positivamente a vida de todos aqueles que participaram, principalmente dos alunos da IES, enquanto docentes em formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.