O presente relato de experiência tem como finalidade principal, expor minha experiência vivenciada dentro do Programa de Residência Pedagógica (PRP), enquanto graduando do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I - Campina Grande, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A experiência com “o Residência” Pedagógica iniciou em Outubro de 2022 e foi até Março de 2024, de modo presencial e remoto. Meu campo de atuação foi a escola Escola Cidadã Integral e Técnica Severino Cabral, em Campina Grande - PB, e este documento vai relatar minhas ações docentes, tanto na etapa do aprendizado teórico, com respaldo em Santos (2014), Guillén Días (2008), Zarazaga (1998), quanto da prática. Em minha imersão na escola campo comecei, inicialmente, com a observação de aulas e, após participar de tardes formativas, fui inserido na etapa de regência de aulas. Esta vivência nos presenteou com momentos jamais vividos, e fez com que enfrentássemos muitos desafios, mesmo assim, podemos afirmar que foi de extrema importância e impactou positivamente a vida de todos aqueles que participaram, principalmente dos alunos da IES, enquanto docentes em formação.