EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106598 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 399 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A presente experiência tem por objetivo descrever e analisar o papel de uma atividades desenvolvida como parte das ações do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, Monteiro, PB. O PIBID tem como propósito a valorização da formação de futuros docentes a partir da interação no ambiente escolar. Dessa forma o PIBID se torna um passo fundamental sobre o corpo discente profissional, onde bolsistas e professores de escolas conveniadas são capazes de interagir e discutir sobre o exercício da profissão. A atividade descrita nesse trabalho envolveu Sólidos Geométricos e foi desenvolvida com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Nossa discussão teórica baseou-se, principalmente, nas considerações de Lorenzato (2006) sobre a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), e nas orientações contidas na BNCC (Brasil, 2018), em especial à habilidade que trata do estudo das relações entre o número de vértices, faces e arestas de poliedros, comparação e identificação de seus elementos, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial. A atividade transcorreu de forma tranquila e como resultados destacamos uma melhor compreensão dos conceitos e relações matemáticas que foram estudadas a partir da visualização e manipulação dos materiais utilizados, além do engajamento dos alunos, os quais se mostraram bastante entusiasmados com a experiência." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID481_TB399_24032024201516.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE SOUSA MENDES" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.mendes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106598 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 399 "inscrito_id" => 481 "titulo" => "EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A presente experiência tem por objetivo descrever e analisar o papel de uma atividades desenvolvida como parte das ações do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, Monteiro, PB. O PIBID tem como propósito a valorização da formação de futuros docentes a partir da interação no ambiente escolar. Dessa forma o PIBID se torna um passo fundamental sobre o corpo discente profissional, onde bolsistas e professores de escolas conveniadas são capazes de interagir e discutir sobre o exercício da profissão. A atividade descrita nesse trabalho envolveu Sólidos Geométricos e foi desenvolvida com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Nossa discussão teórica baseou-se, principalmente, nas considerações de Lorenzato (2006) sobre a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), e nas orientações contidas na BNCC (Brasil, 2018), em especial à habilidade que trata do estudo das relações entre o número de vértices, faces e arestas de poliedros, comparação e identificação de seus elementos, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial. A atividade transcorreu de forma tranquila e como resultados destacamos uma melhor compreensão dos conceitos e relações matemáticas que foram estudadas a partir da visualização e manipulação dos materiais utilizados, além do engajamento dos alunos, os quais se mostraram bastante entusiasmados com a experiência." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID481_TB399_24032024201516.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE SOUSA MENDES" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.mendes@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }