A presente experiência tem por objetivo descrever e analisar o papel de uma atividades desenvolvida como parte das ações do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, Monteiro, PB. O PIBID tem como propósito a valorização da formação de futuros docentes a partir da interação no ambiente escolar. Dessa forma o PIBID se torna um passo fundamental sobre o corpo discente profissional, onde bolsistas e professores de escolas conveniadas são capazes de interagir e discutir sobre o exercício da profissão. A atividade descrita nesse trabalho envolveu Sólidos Geométricos e foi desenvolvida com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Nossa discussão teórica baseou-se, principalmente, nas considerações de Lorenzato (2006) sobre a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), e nas orientações contidas na BNCC (Brasil, 2018), em especial à habilidade que trata do estudo das relações entre o número de vértices, faces e arestas de poliedros, comparação e identificação de seus elementos, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial. A atividade transcorreu de forma tranquila e como resultados destacamos uma melhor compreensão dos conceitos e relações matemáticas que foram estudadas a partir da visualização e manipulação dos materiais utilizados, além do engajamento dos alunos, os quais se mostraram bastante entusiasmados com a experiência.