Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106598
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 481
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A presente experiência tem por objetivo descrever e analisar o papel de uma atividades desenvolvida como parte das ações do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, Monteiro, PB. O PIBID tem como propósito a valorização da formação de futuros docentes a partir da interação no ambiente escolar. Dessa forma o PIBID se torna um passo fundamental sobre o corpo discente profissional, onde bolsistas e professores de escolas conveniadas são capazes de interagir e discutir sobre o exercício da profissão. A atividade descrita nesse trabalho envolveu Sólidos Geométricos e foi desenvolvida com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Nossa discussão teórica baseou-se, principalmente, nas considerações de Lorenzato (2006) sobre a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), e nas orientações contidas na BNCC (Brasil, 2018), em especial à habilidade que trata do estudo das relações entre o número de vértices, faces e arestas de poliedros, comparação e identificação de seus elementos, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial. A atividade transcorreu de forma tranquila e como resultados destacamos uma melhor compreensão dos conceitos e relações matemáticas que foram estudadas a partir da visualização e manipulação dos materiais utilizados, além do engajamento dos alunos, os quais se mostraram bastante entusiasmados com a experiência."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID481_TB399_24032024201516.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DE SOUSA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoria.mendes@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106598
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 481
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO: A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A presente experiência tem por objetivo descrever e analisar o papel de uma atividades desenvolvida como parte das ações do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, Monteiro, PB. O PIBID tem como propósito a valorização da formação de futuros docentes a partir da interação no ambiente escolar. Dessa forma o PIBID se torna um passo fundamental sobre o corpo discente profissional, onde bolsistas e professores de escolas conveniadas são capazes de interagir e discutir sobre o exercício da profissão. A atividade descrita nesse trabalho envolveu Sólidos Geométricos e foi desenvolvida com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Nossa discussão teórica baseou-se, principalmente, nas considerações de Lorenzato (2006) sobre a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), e nas orientações contidas na BNCC (Brasil, 2018), em especial à habilidade que trata do estudo das relações entre o número de vértices, faces e arestas de poliedros, comparação e identificação de seus elementos, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial. A atividade transcorreu de forma tranquila e como resultados destacamos uma melhor compreensão dos conceitos e relações matemáticas que foram estudadas a partir da visualização e manipulação dos materiais utilizados, além do engajamento dos alunos, os quais se mostraram bastante entusiasmados com a experiência."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID481_TB399_24032024201516.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DE SOUSA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoria.mendes@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A presente experiência tem por objetivo descrever e analisar o papel de uma atividades desenvolvida como parte das ações do Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tiradentes, Monteiro, PB. O PIBID tem como propósito a valorização da formação de futuros docentes a partir da interação no ambiente escolar. Dessa forma o PIBID se torna um passo fundamental sobre o corpo discente profissional, onde bolsistas e professores de escolas conveniadas são capazes de interagir e discutir sobre o exercício da profissão. A atividade descrita nesse trabalho envolveu Sólidos Geométricos e foi desenvolvida com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Nossa discussão teórica baseou-se, principalmente, nas considerações de Lorenzato (2006) sobre a utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), e nas orientações contidas na BNCC (Brasil, 2018), em especial à habilidade que trata do estudo das relações entre o número de vértices, faces e arestas de poliedros, comparação e identificação de seus elementos, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial. A atividade transcorreu de forma tranquila e como resultados destacamos uma melhor compreensão dos conceitos e relações matemáticas que foram estudadas a partir da visualização e manipulação dos materiais utilizados, além do engajamento dos alunos, os quais se mostraram bastante entusiasmados com a experiência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.