Este relato é movido pelas experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica, ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba, através do curso de Licenciatura em Letras Português e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Nesse contexto, buscamos relatar as atividades desenvolvidas a partir de um projeto de letramento, o qual aconteceu em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, da rede estadual, da cidade de Guarabira-PB. O foco principal do referido projeto consistiu na melhoria da escrita dos alunos, para tanto, tomamos como base os autores Kleiman (2005), Soares (2010), Leite e Pereira (2013) e Coppi (2016), os quais discutem sobre letramento e reescrita. Nesse sentido, dialogou-se, nos planejamentos de aula e nas reuniões, com a orientadora da universidade e a preceptora da escola-campo sobre os projetos de letramento e sua importância para a educação básica, com vistas a alcançar o objetivo de tornar os estudantes mais ativos nas aulas e mais proficientes na escrita com viés social. Nessa direção, ao longo deste relato, apresentam-se como foi aplicado o projeto de letramento no decorrer das aulas, as metodologias utilizadas, e por fim, evidenciam-se as constatações acerca das ações realizadas.