O presente relato de experiência tem em vista documentar, descrever e refletir sobre uma experiência vivenciada como bolsista e integrante do subprojeto de Letras/Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em uma turma do 8º ano de uma escola municipal da rede pública na zona rural do município de Monteiro–PB. A referida intervenção didática envolveu o planejamento de uma sequência didática enlaçando o exercício de leitura, compreensão, interpretação e estudo dos aspectos literários do gênero textual conto de suspense, além de práticas de escrita. Mais especificamente, os procedimentos utilizados foram elaborados para o trabalho com os contos Venha ver o pôr do sol, de Lygia Fagundes Telles, e de Dentes tão brancos, de Rosa Amanda Strausz. Para o momento, utilizamos elementos e temáticas presentes nas obras das autoras, mobilizando também a possibilidade de trabalhar com o exercício de escrita para a criação de finais alternativos dos contos e socialização dessas produções na referida turma. Os resultados gerados demonstraram a boa recepção dos alunos aos textos lidos e ao gênero trabalhado e também o acolhimento dos discentes aos procedimentos didáticos preparados para o trato com a temática de suspense empregada ao longo das aulas.