A INTERTEXTUALIDADE INTERMIDIÁTICA DO GÊNERO CONTO "CORAÇÃO DELATOR" DE POE E UM EPISÓDIO DO SERIADO THE SIMPSONS COMO RECURSO AUDIOVISUAL.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106295 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "A INTERTEXTUALIDADE INTERMIDIÁTICA DO GÊNERO CONTO "CORAÇÃO DELATOR" DE POE E UM EPISÓDIO DO SERIADO THE SIMPSONS COMO RECURSO AUDIOVISUAL." "resumo" => "O principal objetivo deste estudo é analisar a intertextualidade intermidiática entre o conto O Coração Delator do renomado escritor gótico Edgar Allan Poe e o seriado The Simpsons (1980), no episódio intitulado Lisa's Rival (E2T6). Assim, pretende-se investigar os elementos cruciais da narrativa de Poe que estabelecem uma conexão entre a forma escrita e o meio audiovisual. Por meio do projeto de formação de professores (PIBID), adquirimos experiências em sala de aula, desenvolvendo atividades teórico-práticas exploradas em uma aula temática de Halloween. Discutiremos a intertextualidade entre essas duas obras, analisando como a adaptação da obra original pode ser benéfica para a sala de aula por meio dos recursos audiovisuais. Essa abordagem visa enriquecer a compreensão dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda das nuances da linguagem e da narrativa em diferentes contextos. A temática do Halloween será integrada de forma a complementar a análise da intertextualidade, criando um ambiente propício para a exploração das obras. A atmosfera sombria associada ao Halloween serviu como pano de fundo para a discussão dos elementos presentes tanto no conto de Poe quanto no episódio dos Simpsons. Para respaldo teórico, utilizamos os autores Stam (2006), Napolitano (2003), e Halpern (2008). Dessa forma, a experiência em sala de aula enriqueceu ainda mais o vocabulário na conversação em língua Inglesa. A gramática e o vocabulário foram focalizados na interação através da leitura e atividades voltadas à interpretação, o que aumentou a motivação pela língua inglesa. Esse estudo proporcionou um aprendizado enriquecedor para os alunos, ao mesmo tempo em que promoveu uma compreensão mais profunda da intertextualidade e da adaptação de obras literárias para diferentes meios. Ao estimular a análise crítica e a reflexão sobre as escolhas narrativas, esse trabalho contribuirá para o desenvolvimento das habilidades interpretativas e gramaticais dos estudantes no contexto do ensino da língua inglesa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID645_TB78_06032024145035.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINNY MOURA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GISLAINNY MOURA" "autor_email" => "gislainny.souza@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106295 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 645 "titulo" => "A INTERTEXTUALIDADE INTERMIDIÁTICA DO GÊNERO CONTO "CORAÇÃO DELATOR" DE POE E UM EPISÓDIO DO SERIADO THE SIMPSONS COMO RECURSO AUDIOVISUAL." "resumo" => "O principal objetivo deste estudo é analisar a intertextualidade intermidiática entre o conto O Coração Delator do renomado escritor gótico Edgar Allan Poe e o seriado The Simpsons (1980), no episódio intitulado Lisa's Rival (E2T6). Assim, pretende-se investigar os elementos cruciais da narrativa de Poe que estabelecem uma conexão entre a forma escrita e o meio audiovisual. Por meio do projeto de formação de professores (PIBID), adquirimos experiências em sala de aula, desenvolvendo atividades teórico-práticas exploradas em uma aula temática de Halloween. Discutiremos a intertextualidade entre essas duas obras, analisando como a adaptação da obra original pode ser benéfica para a sala de aula por meio dos recursos audiovisuais. Essa abordagem visa enriquecer a compreensão dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda das nuances da linguagem e da narrativa em diferentes contextos. A temática do Halloween será integrada de forma a complementar a análise da intertextualidade, criando um ambiente propício para a exploração das obras. A atmosfera sombria associada ao Halloween serviu como pano de fundo para a discussão dos elementos presentes tanto no conto de Poe quanto no episódio dos Simpsons. Para respaldo teórico, utilizamos os autores Stam (2006), Napolitano (2003), e Halpern (2008). Dessa forma, a experiência em sala de aula enriqueceu ainda mais o vocabulário na conversação em língua Inglesa. A gramática e o vocabulário foram focalizados na interação através da leitura e atividades voltadas à interpretação, o que aumentou a motivação pela língua inglesa. Esse estudo proporcionou um aprendizado enriquecedor para os alunos, ao mesmo tempo em que promoveu uma compreensão mais profunda da intertextualidade e da adaptação de obras literárias para diferentes meios. Ao estimular a análise crítica e a reflexão sobre as escolhas narrativas, esse trabalho contribuirá para o desenvolvimento das habilidades interpretativas e gramaticais dos estudantes no contexto do ensino da língua inglesa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID645_TB78_06032024145035.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLAINNY MOURA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GISLAINNY MOURA" "autor_email" => "gislainny.souza@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }