Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A INTERTEXTUALIDADE INTERMIDIÁTICA DO GÊNERO CONTO "CORAÇÃO DELATOR" DE POE E UM EPISÓDIO DO SERIADO THE SIMPSONS COMO RECURSO AUDIOVISUAL.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106295
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "A INTERTEXTUALIDADE INTERMIDIÁTICA DO GÊNERO CONTO "CORAÇÃO DELATOR" DE POE E UM EPISÓDIO DO SERIADO THE SIMPSONS COMO RECURSO AUDIOVISUAL."
    "resumo" => "O principal objetivo deste estudo é analisar a intertextualidade intermidiática entre o conto O Coração Delator do renomado escritor gótico Edgar Allan Poe e o seriado The Simpsons (1980), no episódio intitulado Lisa's Rival (E2T6). Assim, pretende-se investigar os elementos cruciais da narrativa de Poe que estabelecem uma conexão entre a forma escrita e o meio audiovisual. Por meio do projeto de formação de professores (PIBID), adquirimos experiências em sala de aula, desenvolvendo atividades teórico-práticas exploradas em uma aula temática de Halloween. Discutiremos a intertextualidade entre essas duas obras, analisando como a adaptação da obra original pode ser benéfica para a sala de aula por meio dos recursos audiovisuais. Essa abordagem visa enriquecer a compreensão dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda das nuances da linguagem e da narrativa em diferentes contextos. A temática do Halloween será integrada de forma a complementar a análise da intertextualidade, criando um ambiente propício para a exploração das obras. A atmosfera sombria associada ao Halloween serviu como pano de fundo para a discussão dos elementos presentes tanto no conto de Poe quanto no episódio dos Simpsons. Para respaldo teórico, utilizamos os autores Stam (2006), Napolitano (2003), e Halpern (2008). Dessa forma, a experiência em sala de aula enriqueceu ainda mais o vocabulário na conversação em língua Inglesa. A gramática e o vocabulário foram focalizados na interação através da leitura e atividades voltadas à interpretação, o que aumentou a motivação pela língua inglesa. Esse estudo proporcionou um aprendizado enriquecedor para os alunos, ao mesmo tempo em que promoveu uma compreensão mais profunda da intertextualidade e da adaptação de obras literárias para diferentes meios. Ao estimular a análise crítica e a reflexão sobre as escolhas narrativas, esse trabalho contribuirá para o desenvolvimento das habilidades interpretativas e gramaticais dos estudantes no contexto do ensino da língua inglesa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID645_TB78_06032024145035.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLAINNY MOURA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GISLAINNY MOURA"
    "autor_email" => "gislainny.souza@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106295
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "A INTERTEXTUALIDADE INTERMIDIÁTICA DO GÊNERO CONTO "CORAÇÃO DELATOR" DE POE E UM EPISÓDIO DO SERIADO THE SIMPSONS COMO RECURSO AUDIOVISUAL."
    "resumo" => "O principal objetivo deste estudo é analisar a intertextualidade intermidiática entre o conto O Coração Delator do renomado escritor gótico Edgar Allan Poe e o seriado The Simpsons (1980), no episódio intitulado Lisa's Rival (E2T6). Assim, pretende-se investigar os elementos cruciais da narrativa de Poe que estabelecem uma conexão entre a forma escrita e o meio audiovisual. Por meio do projeto de formação de professores (PIBID), adquirimos experiências em sala de aula, desenvolvendo atividades teórico-práticas exploradas em uma aula temática de Halloween. Discutiremos a intertextualidade entre essas duas obras, analisando como a adaptação da obra original pode ser benéfica para a sala de aula por meio dos recursos audiovisuais. Essa abordagem visa enriquecer a compreensão dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda das nuances da linguagem e da narrativa em diferentes contextos. A temática do Halloween será integrada de forma a complementar a análise da intertextualidade, criando um ambiente propício para a exploração das obras. A atmosfera sombria associada ao Halloween serviu como pano de fundo para a discussão dos elementos presentes tanto no conto de Poe quanto no episódio dos Simpsons. Para respaldo teórico, utilizamos os autores Stam (2006), Napolitano (2003), e Halpern (2008). Dessa forma, a experiência em sala de aula enriqueceu ainda mais o vocabulário na conversação em língua Inglesa. A gramática e o vocabulário foram focalizados na interação através da leitura e atividades voltadas à interpretação, o que aumentou a motivação pela língua inglesa. Esse estudo proporcionou um aprendizado enriquecedor para os alunos, ao mesmo tempo em que promoveu uma compreensão mais profunda da intertextualidade e da adaptação de obras literárias para diferentes meios. Ao estimular a análise crítica e a reflexão sobre as escolhas narrativas, esse trabalho contribuirá para o desenvolvimento das habilidades interpretativas e gramaticais dos estudantes no contexto do ensino da língua inglesa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 08 – Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID645_TB78_06032024145035.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLAINNY MOURA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "GISLAINNY MOURA"
    "autor_email" => "gislainny.souza@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O principal objetivo deste estudo é analisar a intertextualidade intermidiática entre o conto O Coração Delator do renomado escritor gótico Edgar Allan Poe e o seriado The Simpsons (1980), no episódio intitulado Lisa's Rival (E2T6). Assim, pretende-se investigar os elementos cruciais da narrativa de Poe que estabelecem uma conexão entre a forma escrita e o meio audiovisual. Por meio do projeto de formação de professores (PIBID), adquirimos experiências em sala de aula, desenvolvendo atividades teórico-práticas exploradas em uma aula temática de Halloween. Discutiremos a intertextualidade entre essas duas obras, analisando como a adaptação da obra original pode ser benéfica para a sala de aula por meio dos recursos audiovisuais. Essa abordagem visa enriquecer a compreensão dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda das nuances da linguagem e da narrativa em diferentes contextos. A temática do Halloween será integrada de forma a complementar a análise da intertextualidade, criando um ambiente propício para a exploração das obras. A atmosfera sombria associada ao Halloween serviu como pano de fundo para a discussão dos elementos presentes tanto no conto de Poe quanto no episódio dos Simpsons. Para respaldo teórico, utilizamos os autores Stam (2006), Napolitano (2003), e Halpern (2008). Dessa forma, a experiência em sala de aula enriqueceu ainda mais o vocabulário na conversação em língua Inglesa. A gramática e o vocabulário foram focalizados na interação através da leitura e atividades voltadas à interpretação, o que aumentou a motivação pela língua inglesa. Esse estudo proporcionou um aprendizado enriquecedor para os alunos, ao mesmo tempo em que promoveu uma compreensão mais profunda da intertextualidade e da adaptação de obras literárias para diferentes meios. Ao estimular a análise crítica e a reflexão sobre as escolhas narrativas, esse trabalho contribuirá para o desenvolvimento das habilidades interpretativas e gramaticais dos estudantes no contexto do ensino da língua inglesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.