RELATO FINAL: UMA DESCRIÇÃO DO IMPACTO DA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106646 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 593 "titulo" => "RELATO FINAL: UMA DESCRIÇÃO DO IMPACTO DA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Relatório Final referente ao projeto de Residência Pedagógica (RP). Por meio de várias intervenções realizadas nas instituições EEEFM Targino Pereira e ECIT Benjamim Maranhão a RP visou aproximar os alunos do município de Araruna-PB às metodologias ativas, que por sua vez foi utilizada a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). As turmas onde se deu as ações foram o 2º ano A e 1º ano C, respectivamente. Deste modo, foi aproveitado a intermediação da ABP com uma pequena contribuição do que seria declarado “aula tradicional”, e assim, as intervenções foram muito satisfatórias e exequíveis ao planejamento feito. A partir disso, os objetivos traçados desde a primeira preparação foram alcançados corretamente, gerando bons resultados. Sabendo-se que os alunos apresentaram bom entusiasmo ao serem sugeridos à nova metodologia, os projetos finais demonstraram muito bem a interdisciplinaridade trabalhada em paralelo ao conteúdo central, onde desde o início almejamos a correlação do que seria feito em sala de aula com a Física e os conteúdos estudados. Como base de nossa proposta aos alunos para que criassem os Projetos Finais, foi declarada a Ficção Científica, que possibilitou aos mesmos elaborarem histórias completamente inéditas e com o foco na Física e o conhecimento que construíram ao longo das aulas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID593_TB447_25032024203003.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURÍCIO JUNO FREIRE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO" "autor_email" => "mauricio.barbosa@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106646 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 593 "titulo" => "RELATO FINAL: UMA DESCRIÇÃO DO IMPACTO DA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Relatório Final referente ao projeto de Residência Pedagógica (RP). Por meio de várias intervenções realizadas nas instituições EEEFM Targino Pereira e ECIT Benjamim Maranhão a RP visou aproximar os alunos do município de Araruna-PB às metodologias ativas, que por sua vez foi utilizada a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). As turmas onde se deu as ações foram o 2º ano A e 1º ano C, respectivamente. Deste modo, foi aproveitado a intermediação da ABP com uma pequena contribuição do que seria declarado “aula tradicional”, e assim, as intervenções foram muito satisfatórias e exequíveis ao planejamento feito. A partir disso, os objetivos traçados desde a primeira preparação foram alcançados corretamente, gerando bons resultados. Sabendo-se que os alunos apresentaram bom entusiasmo ao serem sugeridos à nova metodologia, os projetos finais demonstraram muito bem a interdisciplinaridade trabalhada em paralelo ao conteúdo central, onde desde o início almejamos a correlação do que seria feito em sala de aula com a Física e os conteúdos estudados. Como base de nossa proposta aos alunos para que criassem os Projetos Finais, foi declarada a Ficção Científica, que possibilitou aos mesmos elaborarem histórias completamente inéditas e com o foco na Física e o conhecimento que construíram ao longo das aulas." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID593_TB447_25032024203003.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAURÍCIO JUNO FREIRE BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO" "autor_email" => "mauricio.barbosa@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }