O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vivenciadas por um residente do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante a sua atuação na escola ECI Álvaro Gaudêncio de Queiroz e também na ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, localizadas no interior do estado da Paraíba. Neste contexto, serão exploradas as vivências e a relevância da imersão escolar para a formação dos licenciandos, embasadas nas teorias de Freire (1996), Nóvoa (2003) e Perrenoud (2002), que enriqueceram a discussão. Além de explorar a teoria de aquisição de aprendizagem sociointeracionista do pensador Vygotsky. O embasamento teórico enfatiza a importância da prática reflexiva, da interação entre preceptores e licenciando, e do contato direto com o contexto escolar para o desenvolvimento profissional dos futuros docentes, possibilitada pela Residência Pedagógica. Será adotada, neste relato, uma abordagem qualitativa que, de acordo com Minayo (2002), busca obter informações sobre o objeto de estudo, através da observação e análise de percepções individuais, como crenças, opiniões e experiências das pessoas envolvidas no processo. Como desfecho, pode-se afirmar que os desafios enfrentados e as diversas aprendizagens adquiridas durante essa experiência e imersão na escola contribuíram de maneira relevante para o aprimoramento da prática educativa dos futuros professores de Língua Inglesa.