Este trabalho teve o objetivo de mostrar como a aplicação de jogos digitais pode ser uma ferramenta útil na compreensão do ensino e aprendizagem de química nas turmas de segundo ano do ensino médio. O uso dos jogos digitais tem crescido nos últimos anos, não só no meio interativo como também no setor da educação, tornando o ensino algo mais prazeroso e atrativo. Os jogos digitais tem como objetivo facilitar a compreensão e a construção de conhecimento, assim como desenvolver habilidades necessárias para a vida na sociedade, construindo um pensamento crítico e raciocínio lógico. Como os estudantes estão inseridos no meio digital, este recurso se torna um agente facilitador da aprendizagem. Neste sentido, foi utilizada uma metodologia ativa com o uso de plataformas quizizz e plickers, as quais trazem perguntas e respostas elaboradas pelo professor a partir dos conteúdos de química estudados, sendo aplicada de forma dinâmica e construtiva, facilitando a aprendizagem e relacionando os conteúdos com do cotidiano do aluno. Aliado a eles, utilizou-se também experimentos com matérias de baixo custo e fácil aquisição, levando os alunos a compreenderem e relacionarem os conceitos químicos. O jogo proporcionou uma maiorinteração entre o professor e o aluno e por apresentar características lúdicas e desafiadoras contribuiu com a capacidade de resolver problemas e contextualizar o ensino de química.