O presente trabalho é o relato de experiência de atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto de Letras/Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, localizada na cidade de Monteiro-PB. O objetivo é descrever como se deu as escolhas metodológicas e pedagógicas na aplicação de um bloco de aulas da primeira experiência em sala da residente. Durante as aulas, diversas estratégias foram utilizadas e adaptadas para o trabalho com as práticas de leitura e produção textual do gênero conto de suspense em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino. Baseando-se em documentos educacionais e teóricos especialistas nas práticas citadas, tornou-se possível o pleno trabalho com a leitura e a escrita na sala de aula. A experiência aqui relatada visar refletir acerca dos desafios encontrados nas regência das aulas e, em específico, no processo de produção textual. Ademais, também serão explicitados os sucessos obtidos na produção de uma antologia escrita e ilustrada pelos próprios alunos e na construção do conhecimento pedagógico e pessoal adquirido pela residente.