Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

LEITURA E PRODUÇÃO DE CONTO DE SUSPENSE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106329
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 421
    "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE CONTO DE SUSPENSE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é o relato de experiência de atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto de Letras/Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, localizada na cidade de Monteiro-PB. O objetivo é descrever como se deu as escolhas metodológicas e pedagógicas na aplicação de um bloco de aulas da primeira experiência em sala da residente. Durante as aulas, diversas estratégias foram utilizadas e adaptadas para o trabalho com as práticas de leitura e produção textual do gênero conto de suspense em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino. Baseando-se em documentos educacionais e teóricos especialistas nas práticas citadas, tornou-se possível o pleno trabalho com a leitura e a escrita na sala de aula. A experiência aqui relatada visar refletir acerca dos desafios encontrados nas regência das aulas e, em específico, no processo de produção textual. Ademais, também serão explicitados os sucessos obtidos na produção de uma antologia escrita e ilustrada pelos próprios alunos e na construção do conhecimento pedagógico e pessoal adquirido pela residente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID421_TB114_25022024181925.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE LUANA FEITOSA CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joyceluana895@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106329
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 421
    "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO DE CONTO DE SUSPENSE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é o relato de experiência de atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto de Letras/Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, localizada na cidade de Monteiro-PB. O objetivo é descrever como se deu as escolhas metodológicas e pedagógicas na aplicação de um bloco de aulas da primeira experiência em sala da residente. Durante as aulas, diversas estratégias foram utilizadas e adaptadas para o trabalho com as práticas de leitura e produção textual do gênero conto de suspense em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino. Baseando-se em documentos educacionais e teóricos especialistas nas práticas citadas, tornou-se possível o pleno trabalho com a leitura e a escrita na sala de aula. A experiência aqui relatada visar refletir acerca dos desafios encontrados nas regência das aulas e, em específico, no processo de produção textual. Ademais, também serão explicitados os sucessos obtidos na produção de uma antologia escrita e ilustrada pelos próprios alunos e na construção do conhecimento pedagógico e pessoal adquirido pela residente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID421_TB114_25022024181925.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE LUANA FEITOSA CHAGAS"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joyceluana895@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente trabalho é o relato de experiência de atividades desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica, subprojeto de Letras/Língua Portuguesa, do Centro de Ciências Humanas e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba, localizada na cidade de Monteiro-PB. O objetivo é descrever como se deu as escolhas metodológicas e pedagógicas na aplicação de um bloco de aulas da primeira experiência em sala da residente. Durante as aulas, diversas estratégias foram utilizadas e adaptadas para o trabalho com as práticas de leitura e produção textual do gênero conto de suspense em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino. Baseando-se em documentos educacionais e teóricos especialistas nas práticas citadas, tornou-se possível o pleno trabalho com a leitura e a escrita na sala de aula. A experiência aqui relatada visar refletir acerca dos desafios encontrados nas regência das aulas e, em específico, no processo de produção textual. Ademais, também serão explicitados os sucessos obtidos na produção de uma antologia escrita e ilustrada pelos próprios alunos e na construção do conhecimento pedagógico e pessoal adquirido pela residente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.