O presente relatório tem como propósito compartilhar as experiências nas turmas de 8° ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio da escola ECI José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira na Paraíba. Busca destacar a relevância do crescimento profissional educacional enquanto estudantes universitários, explorar perspectivas, se preparar para futuras carreiras no campo do ensino e na condução de sala de aulas, além de trabalhar a relação aluno-professor em conjunto como um pilar necessário para a construção do conhecimento. Também se faz presente neste relato o destaque a experiência do dia a dia dos atuais alunos e futuros profissionais da educação sobre a vivência, quase que diária, como professores dentro de todos os âmbitos que compõem a escola e não apenas na sala de aula com os alunos, mas também com funcionários, principalmente com os demais professores nos corredores e em sua sala. A relação com seus colegas de profissão no ambiente de trabalho é uma experiência que merece ser relatada já que ela é bastante importante para a escolha da profissão e influencia muito no bem estar do ambiente no local de trabalho e por isso o programa de Residência Pedagógica acaba se tornando ainda mais enriquecedor para o estudante e futuro professor.