UTILIZAÇÃO LÚDICA DE FRAÇÕES COM UNIDADES DE MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PIBID/CAPES
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106606 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "UTILIZAÇÃO LÚDICA DE FRAÇÕES COM UNIDADES DE MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PIBID/CAPES" "resumo" => "O presente trabalho relata uma iniciativa pedagógica desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/CAPES) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Alves de Sousa, situada na zona rural de Monteiro–PB. O objetivo principal dessa ação foi abordar os temas de frações e unidades de medidas de forma lúdica junto à turma do 7º ano, com o propósito de despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Esta atividade foi embasada nas ideias de utilização de materiais didáticos e jogos como recursos no processo de construção do conhecimento. A escolha por essa abordagem lúdica foi fundamentada na compreensão de que os jogos podem servir como instrumentos eficazes para solidificar conceitos muitas vezes abstratos. A utilização de jogos e materiais didáticos nas aulas de matemática não apenas tornou o processo de ensino mais dinâmico e atrativo, mas também permitiu uma maior absorção dos conteúdos pelos alunos. Foi possível observar um aumento no interesse dos alunos durante a atividade, além de uma melhoria perceptível em seu desempenho e compreensão dos conceitos abordados. Esses resultados evidenciam a eficácia da abordagem pedagógica adotada, reforçando a importância de estratégias que incentivem a participação ativa dos alunos e que tornem o aprendizado mais envolvente e significativo." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID440_TB407_25032024074031.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLAYNE ABRANTES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAROLAYNE" "autor_email" => "karolayne.sousa@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106606 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 407 "inscrito_id" => 440 "titulo" => "UTILIZAÇÃO LÚDICA DE FRAÇÕES COM UNIDADES DE MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PIBID/CAPES" "resumo" => "O presente trabalho relata uma iniciativa pedagógica desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/CAPES) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Alves de Sousa, situada na zona rural de Monteiro–PB. O objetivo principal dessa ação foi abordar os temas de frações e unidades de medidas de forma lúdica junto à turma do 7º ano, com o propósito de despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Esta atividade foi embasada nas ideias de utilização de materiais didáticos e jogos como recursos no processo de construção do conhecimento. A escolha por essa abordagem lúdica foi fundamentada na compreensão de que os jogos podem servir como instrumentos eficazes para solidificar conceitos muitas vezes abstratos. A utilização de jogos e materiais didáticos nas aulas de matemática não apenas tornou o processo de ensino mais dinâmico e atrativo, mas também permitiu uma maior absorção dos conteúdos pelos alunos. Foi possível observar um aumento no interesse dos alunos durante a atividade, além de uma melhoria perceptível em seu desempenho e compreensão dos conceitos abordados. Esses resultados evidenciam a eficácia da abordagem pedagógica adotada, reforçando a importância de estratégias que incentivem a participação ativa dos alunos e que tornem o aprendizado mais envolvente e significativo." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID440_TB407_25032024074031.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLAYNE ABRANTES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAROLAYNE" "autor_email" => "karolayne.sousa@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }