O presente trabalho relata uma iniciativa pedagógica desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/CAPES) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Alves de Sousa, situada na zona rural de Monteiro–PB. O objetivo principal dessa ação foi abordar os temas de frações e unidades de medidas de forma lúdica junto à turma do 7º ano, com o propósito de despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Esta atividade foi embasada nas ideias de utilização de materiais didáticos e jogos como recursos no processo de construção do conhecimento. A escolha por essa abordagem lúdica foi fundamentada na compreensão de que os jogos podem servir como instrumentos eficazes para solidificar conceitos muitas vezes abstratos. A utilização de jogos e materiais didáticos nas aulas de matemática não apenas tornou o processo de ensino mais dinâmico e atrativo, mas também permitiu uma maior absorção dos conteúdos pelos alunos. Foi possível observar um aumento no interesse dos alunos durante a atividade, além de uma melhoria perceptível em seu desempenho e compreensão dos conceitos abordados. Esses resultados evidenciam a eficácia da abordagem pedagógica adotada, reforçando a importância de estratégias que incentivem a participação ativa dos alunos e que tornem o aprendizado mais envolvente e significativo.