Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

REFLEXÕES, DIÁLOGOS E PRÁTICAS AMBIENTAIS A PARTIR DAS AÇÕES DOS BOLSISTAS PIBID/UEPB/FAPESQ NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTENOR NAVARRO EM GUARABIRA – PB

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106294
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 299
    "titulo" => "REFLEXÕES, DIÁLOGOS E PRÁTICAS AMBIENTAIS A PARTIR DAS AÇÕES DOS BOLSISTAS PIBID/UEPB/FAPESQ NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTENOR NAVARRO EM GUARABIRA – PB"
    "resumo" => "A questão ambiental se tornou muito discutida no meio científico ao longo dos anos. Logo, reflexões, diálogos e práticas que envolvem essa questão são indispensáveis no âmbito escolar e, consequentemente, a relação professor/aluno é fundamental para que essa construção aconteça. Diante disso, na formação do profissional da educação se faz necessário a práxis do saber/fazer docente para que, futuramente em sala de aula, haja um ensino/aprendizagem significativo. Sendo assim, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus III) juntamente com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), proporcionaram aos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia que foram selecionados, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que até o momento está em andamento. Esse programa consiste em um aprimoramento na formação de graduandos de diversas licenciaturas, onde os mesmos por tempo determinado poderão estar em sala de aula observando, presenciando a realidade e promovendo ações, supervisionados pelo professor(a) da escola. Este trabalho foi realizado a partir de uma abordagem metodológica qualitativa da tipologia participativa, por meio de referências bibliográficas e pesquisas in loco. As atividades envolveram aulas expositivas e dialogadas, uso de recursos didáticos e uma aula de campo onde os alunos observaram de forma crítica aspectos ambientais do seu município. Essas reflexões, diálogos e práticas relacionadas ao meio ambiente foram aplicadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antenor Navarro localizada no centro urbano do município de Guarabira – PB. As turmas contempladas pelas intervenções foram a do 1° ano (Ensino Médio) e 9° ano (Ensino Fundamental II)."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID299_TB77_22032024152829.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucas.silva5@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106294
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 77
    "inscrito_id" => 299
    "titulo" => "REFLEXÕES, DIÁLOGOS E PRÁTICAS AMBIENTAIS A PARTIR DAS AÇÕES DOS BOLSISTAS PIBID/UEPB/FAPESQ NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ANTENOR NAVARRO EM GUARABIRA – PB"
    "resumo" => "A questão ambiental se tornou muito discutida no meio científico ao longo dos anos. Logo, reflexões, diálogos e práticas que envolvem essa questão são indispensáveis no âmbito escolar e, consequentemente, a relação professor/aluno é fundamental para que essa construção aconteça. Diante disso, na formação do profissional da educação se faz necessário a práxis do saber/fazer docente para que, futuramente em sala de aula, haja um ensino/aprendizagem significativo. Sendo assim, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus III) juntamente com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), proporcionaram aos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia que foram selecionados, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que até o momento está em andamento. Esse programa consiste em um aprimoramento na formação de graduandos de diversas licenciaturas, onde os mesmos por tempo determinado poderão estar em sala de aula observando, presenciando a realidade e promovendo ações, supervisionados pelo professor(a) da escola. Este trabalho foi realizado a partir de uma abordagem metodológica qualitativa da tipologia participativa, por meio de referências bibliográficas e pesquisas in loco. As atividades envolveram aulas expositivas e dialogadas, uso de recursos didáticos e uma aula de campo onde os alunos observaram de forma crítica aspectos ambientais do seu município. Essas reflexões, diálogos e práticas relacionadas ao meio ambiente foram aplicadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antenor Navarro localizada no centro urbano do município de Guarabira – PB. As turmas contempladas pelas intervenções foram a do 1° ano (Ensino Médio) e 9° ano (Ensino Fundamental II)."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID299_TB77_22032024152829.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucas.silva5@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A questão ambiental se tornou muito discutida no meio científico ao longo dos anos. Logo, reflexões, diálogos e práticas que envolvem essa questão são indispensáveis no âmbito escolar e, consequentemente, a relação professor/aluno é fundamental para que essa construção aconteça. Diante disso, na formação do profissional da educação se faz necessário a práxis do saber/fazer docente para que, futuramente em sala de aula, haja um ensino/aprendizagem significativo. Sendo assim, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus III) juntamente com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), proporcionaram aos alunos do curso de licenciatura plena em Geografia que foram selecionados, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que até o momento está em andamento. Esse programa consiste em um aprimoramento na formação de graduandos de diversas licenciaturas, onde os mesmos por tempo determinado poderão estar em sala de aula observando, presenciando a realidade e promovendo ações, supervisionados pelo professor(a) da escola. Este trabalho foi realizado a partir de uma abordagem metodológica qualitativa da tipologia participativa, por meio de referências bibliográficas e pesquisas in loco. As atividades envolveram aulas expositivas e dialogadas, uso de recursos didáticos e uma aula de campo onde os alunos observaram de forma crítica aspectos ambientais do seu município. Essas reflexões, diálogos e práticas relacionadas ao meio ambiente foram aplicadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antenor Navarro localizada no centro urbano do município de Guarabira – PB. As turmas contempladas pelas intervenções foram a do 1° ano (Ensino Médio) e 9° ano (Ensino Fundamental II).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.