Este trabalho relata a experiência de participação no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que visa aprimorar a formação de futuros professores e melhorar a qualidade da educação nas escolas públicas. Tem como objetivo relatar minha experiência como bolsista do PIBID, discutir as atividades realizadas, assim como sua relevância na formação inicial de professores. O PIBID estabelece uma ponte entre instituições acadêmicas, escolas e estudantes, permitindo que os licenciados tenham contato com o ambiente escolar e a sala de aula antes da formação. Isso possibilita a compreensão de que o conhecimento é construído de forma colaborativa e dinâmica, enriquecendo o processo educativo tanto para educadores quanto para alunos. O relato de experiência descreve a participação em uma turma do 9º ano de uma escola pública, destacando a importância da iniciativa para a formação de professores e para o aprimoramento do ensino e aprendizagem. As experiências vivenciadas em dois espaços, em uma escola pública de ensino fundamental na turma do 9º ano e na Universidade Estadual da Paraíba no campus VIII, que representam duas realidades distintas, proporcionado pelo PIBID. Cujas etapas foram construídas por meio de orientações e reuniões, em que são supervisionados por um professor da escola e também por um docente da universidade participante do programa. O trabalho enfatiza que essa experiência prática na área da educação é valiosa para documentar, compartilhar e refletir sobre como a formação de professores pode impactar positivamente a qualidade da educação.