Neste trabalho, a experiência compartilhada se concentra na aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como estratégia pedagógica em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, como parte do Programa de Residência Pedagógica e PIBID. O principal objetivo foi estreitar os laços entre a universidade e a educação básica, permitindo o envolvimento diretamente na rotina de escolas públicas, nos capacitando sobre a prática docente. A ABP é uma metodologia que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem, desafiando-os a resolver problemas complexos do mundo real, promovendo habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração. Os estudantes foram desafiados a aplicar conceitos cotidianos para encontrar soluções práticas para problemas autênticos relacionados à área da física. A aplicação da ABP resultou em benefícios significativos. Os estudantes se mostraram mais engajados e motivados, pois viram a relevância direta dos problemas abordados. A metodologia permitiu a conexão entre a teoria e a prática, estimulando a criatividade e preparando os alunos para enfrentar desafios reais na área da física.O projeto foi desenvolvido por graduandos de licenciatura em física da Universidade Estadual da Paraíba, sendo implementado na EMEF Professor Nino na cidade de Damião, PB. Em resumo, a experiência demonstra como a ABP pode ser uma estratégia pedagógica eficaz para envolver os alunos, promover o aprendizado significativo e prepará-los para desafios reais na área da física. Além disso, ressalta a importância dos programas de residência pedagógica e PIBID na formação de professores e na aproximação entre a universidade e a educação básica.