Este artigo apresenta um recorte referente ás várias experiências e desafios vivenciados na residência pedagógica, em uma turma de 3º ano do ensino médio, ciclo IV, na escola de ensino regular CAIC José Joffily, localizada na cidade Campina Grande-PB. Seu objetivo é exemplificar como ocorreram as relações entre professor e aluno e quais estratégias o docente pode utilizar para criar uma melhor relação com os discentes, maximizando os resultados e melhorando o convívio com os mesmos. É possível observar que os alunos utilizam os seus smartphones com frequência durante o horário de aula, em jogos, redes sociais ou ouvindo músicas com fone de ouvido, fator que acaba por dificultar o trabalho docente, pois, constantemente a aula é interrompida ou até mesmo se torna um monólogo, outro ponto a se destacar é os danos que isso pode trazer à aprendizagem e desempenho dos discentes, por esse motivo foram aplicadas com a turma metodologias que cativassem a atenção deles. Durante as aulas foi utilizado o kahoot como estratégia metodológica, um jogo de perguntas e respostas onde após a explanação dos conteúdos, um Quizz com dez questões de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso referente às explicações da aula era jogado pela turma em tempo real, com o intuito de sondar o nível de aprendizagem dos alunos e trazer a atenção deles para os conteúdos ministrados, aproveitando a facilidade deles no uso das tecnologias em favor do ensino e aprendizagem e tornando as aulas mais dinâmicas, através disso, foi possível destacar como resultados dessa metodologia, a participação mais ativa da turma nas atividades, atenção dos alunos voltada para explicações e discussões propostas pelo professor, como também um ambiente descontraído e dinâmico.