A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 106344 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 202 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte referente ás várias experiências e desafios vivenciados na residência pedagógica, em uma turma de 3º ano do ensino médio, ciclo IV, na escola de ensino regular CAIC José Joffily, localizada na cidade Campina Grande-PB. Seu objetivo é exemplificar como ocorreram as relações entre professor e aluno e quais estratégias o docente pode utilizar para criar uma melhor relação com os discentes, maximizando os resultados e melhorando o convívio com os mesmos. É possível observar que os alunos utilizam os seus smartphones com frequência durante o horário de aula, em jogos, redes sociais ou ouvindo músicas com fone de ouvido, fator que acaba por dificultar o trabalho docente, pois, constantemente a aula é interrompida ou até mesmo se torna um monólogo, outro ponto a se destacar é os danos que isso pode trazer à aprendizagem e desempenho dos discentes, por esse motivo foram aplicadas com a turma metodologias que cativassem a atenção deles. Durante as aulas foi utilizado o kahoot como estratégia metodológica, um jogo de perguntas e respostas onde após a explanação dos conteúdos, um Quizz com dez questões de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso referente às explicações da aula era jogado pela turma em tempo real, com o intuito de sondar o nível de aprendizagem dos alunos e trazer a atenção deles para os conteúdos ministrados, aproveitando a facilidade deles no uso das tecnologias em favor do ensino e aprendizagem e tornando as aulas mais dinâmicas, através disso, foi possível destacar como resultados dessa metodologia, a participação mais ativa da turma nas atividades, atenção dos alunos voltada para explicações e discussões propostas pelo professor, como também um ambiente descontraído e dinâmico." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID202_TB129_02032024141221.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAYTON FARIAS DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CLAYTON FARIAS" "autor_email" => "clayton.junior@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 106344 "edicao_id" => 347 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 202 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO KAHOOT COMO ESTRATÉGIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA." "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte referente ás várias experiências e desafios vivenciados na residência pedagógica, em uma turma de 3º ano do ensino médio, ciclo IV, na escola de ensino regular CAIC José Joffily, localizada na cidade Campina Grande-PB. Seu objetivo é exemplificar como ocorreram as relações entre professor e aluno e quais estratégias o docente pode utilizar para criar uma melhor relação com os discentes, maximizando os resultados e melhorando o convívio com os mesmos. É possível observar que os alunos utilizam os seus smartphones com frequência durante o horário de aula, em jogos, redes sociais ou ouvindo músicas com fone de ouvido, fator que acaba por dificultar o trabalho docente, pois, constantemente a aula é interrompida ou até mesmo se torna um monólogo, outro ponto a se destacar é os danos que isso pode trazer à aprendizagem e desempenho dos discentes, por esse motivo foram aplicadas com a turma metodologias que cativassem a atenção deles. Durante as aulas foi utilizado o kahoot como estratégia metodológica, um jogo de perguntas e respostas onde após a explanação dos conteúdos, um Quizz com dez questões de múltipla escolha ou verdadeiro ou falso referente às explicações da aula era jogado pela turma em tempo real, com o intuito de sondar o nível de aprendizagem dos alunos e trazer a atenção deles para os conteúdos ministrados, aproveitando a facilidade deles no uso das tecnologias em favor do ensino e aprendizagem e tornando as aulas mais dinâmicas, através disso, foi possível destacar como resultados dessa metodologia, a participação mais ativa da turma nas atividades, atenção dos alunos voltada para explicações e discussões propostas pelo professor, como também um ambiente descontraído e dinâmico." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "GT 05 – Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID202_TB129_02032024141221.pdf" "created_at" => "2024-04-12 08:59:31" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAYTON FARIAS DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "CLAYTON FARIAS" "autor_email" => "clayton.junior@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb" "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/enid/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }