As concepções construídas pelo sujeito é um fator determinante para tomada de atitudes e ações, assim, o professor também é constituído pelas experiências e situações vivenciadas no decorrer da vida que formaram concepções sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática, em especial, sobre o papel do professor e do aluno nas aulas de matemática. As crenças formadas pelo docente influenciam na prática de ensino adotada em sala de aula, pois direcionam o docente a executar determinada metodologia de ensino nas aulas. Diante disso, busca-se investigar as concepções dos docentes da matemática da Educação Básica sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem de matemática. A pesquisa é considerada qualitativa com a investigação realizada em campo, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista, no qual foi aplicada a quinze (15) professores de matemática da Educação Básica de escolas públicas e privadas da Paraíba de forma individual. Após a coleta dos dados, foram realizadas as transcrições das falas de cada docente para o processo de análise de conteúdo e sistematização dos dados obtidos. Como resultado, obteve-se que alguns docentes da pesquisa enfatizaram o papel do professor como mediador e facilitador, assim como também outros professores mencionaram o papel de transmitir conteúdo e auxiliar na aplicação da matemática. Em relação ao papel do estudante, os participantes demostraram dificuldade em comentar a função do aluno em sala de aula, enfatizando, em alguns casos, o papel de receber o conhecimento do professor. Com isso, nota-se que os professores apresentaram dificuldades ao abordar o tema, expondo concepções que direciona a prática pedagógica adotada a aprendizagem ou não da matemática.