Segundo a Base Nacional Comum Curricular, na aprendizagem, o educador é direcionado a desenvolver, nos alunos, diversas competências e habilidades. Além disso, no novo ensino médio, o professor é convocado a desenvolver itinerários formativos a fim de complementar a formação dos alunos. Neste contexto, o professor é convocado a atualizar-se em novas metodologias de ensino e a reconhecer que a sala de aula é um rico local de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, a seguinte pesquisa traz um relato de experiência sobre a aplicação da metodologia da sala de aula invertida nas aulas de matemática durante a pandemia do COVID 19 em uma turma do 3º ano do Instituto Federal da Paraíba, campus Campina Grande. A aplicação dessa metodologia aconteceu durante um Estágio Supervisionado do autor. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca da metodologia da “Sala de aula invertida”. Em seguida, o autor elaborou uma estratégia de aplicação da metodologia de tal forma que fosse eficaz e não prejudicasse a aprendizagem dos alunos. Após a aplicação da metodologia ativa, foi realizada uma avaliação diagnóstica para comprovar a eficácia e aceitação da metodologia da sala de aula invertida. Nessa pesquisa, foi constatado que a metodologia é eficaz, bem aceita pela turma e muito conveniente mediante o contexto pandêmico de 2020.