Durante muito tempo, a educação no Brasil sustentou-se na ideia de que a transmissão de conteúdos deveria ser como em uma via de mão única, na qual o professor era tido como o detentor dos conhecimentos e os alunos eram considerados agentes passivos nesse processo. Com o passar dos anos e, sobretudo, com o advento da Revolução Técnico-Científica, foram surgindo novas tecnologias que terminaram favorecendo a utilização de novos métodos e de novas técnicas de ensino. Nesse sentido, a internet deve ser vista como grande mola propulsora, em que surgiram métodos que, aos poucos, foram tornando-se indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem. Entre esses métodos, merece destaque a “Educação 5.0”,que prevê, entre outras coisas,que a aprendizagem se realiza com base em “Projetos”de maneira híbrida e fundamentada em algumas ferramentas, como “Educação Mão na Massa”, “Design Thinking” e ”GamesEducativos”.O método “Educação 5.0”,propõe ainda a junção entre a neurociência, as habilidades e a singularidade de cada educando, incentivando a colaboração entre a aprendizagem efetiva, a inteligência cognitiva e a inteligência emocional. Sendo assim, é preciso refletir acerca do papel das escolas e das universidades frente ao surgimento e à incorporação de ferramentas e recursos advindos da Era e do mundo digital. O presente artigo, de cunho bibliográfico, tem como objetivo incentivar o uso das Tecnologias Educacionais Digitais e as “Metodologias Ativas” para o ensino de matemática, considerando os pressupostos que balizam o método da “Educação 5.0”.