Este artigo abrange uma pesquisa situada no GT13 – Educação Matemática e objetiva dissertar sobre o trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Matemática, da Universidade Federal da Paraíba/campus IV, em seu âmbito interno e junto a Escola Cidadã Integral da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, depois da pandemia. Os pressupostos teórico-metodológicos vinculam-se a literatura específica do PIBID Matemática, a documentos oficiais e à pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Dialogamos em torno do seguinte problema de pesquisa: como o PIBID Matemática vem desenvolvendo suas práticas formativas e escolares em seu âmbito interno e junto a escola parceira depois da pandemia? Nossa unidade de análise repousa em três categorias principais: (i) Organização didático-pedagógica; (ii) Práticas formativas; e (iii) Práticas escolares. Os principais resultados enunciam o trabalho do PIBID Matemática sob tradições, modernidades e recomeços, resgatando práticas interrompidas durante a pandemia, mantendo práticas emergentes na pandemia e construindo novo olhares e outros caminhos depois da pandemia. Nesse processo, enfrentamos novidades, impasses, incertezas e desafios que também são impostos pelos interesses e demandas da escola parceira, reafirmando escola e subprojeto tramados em uma dialogia complexa de objetivos e interesses ora distintos, complementares e/ou antagônicos.