Artigo CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-77-9

TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS ABORDAGENS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 13 - Educação Matemática
"2024-01-24 12:21:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105773
    "edicao_id" => 333
    "trabalho_id" => 6204
    "inscrito_id" => 10455
    "titulo" => "TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS ABORDAGENS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A Educação Matemática como área de pesquisa surge em decorrência dos primeiros questionamentos sobre o ensino de Matemática. No decorrer dos anos, observa-se na literatura de pesquisa em Educação Matemática que foram sendo sistematizadas algumas formas de trabalho em sala de aula, apoiadas nas mais diversas teorias, tendo como foco principal a melhoria no ensino-aprendizagem de Matemática. Deste modo, o presente estudo busca identificar abordagens referentes a algumas tendências em Educação Matemática, mais especificamente, a Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática e as Tecnologias Digitais. Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática e à pesquisa bibliográfica numa abordagem analítico-descritiva\x02qualitativa. Com isso, fazemos um levantamento das principais discussões que vem movimentando cada uma das respectivas tendências, ressaltando diferentes abordagens e perspectivas que consolidaram ao longo das investigações com foco no ensino-aprendizagem de Matemática. Dentre os resultados, argumentamos que as diferentes tendências discorridas aqui, impacta uma sala de aula de matemática, na qual os alunos são o ponto de partida de uma atividade matemática, isto é, eles participam ativamente do seu próprio processo de aprendizagem. Para isso, é oportunizado aos mesmos um ambiente dinâmico, interativo e investigativo que leva em consideração os conhecimentos que eles conquistaram em atividades do seu cotidiano e no ambiente escolar. Concluímos, chamando atenção da necessidade das pesquisas em Educação Matemática alcançarem as salas de aula de matemática, especialmente, aquelas que trazem reflexões sobre experiências que focaram em diferentes formas de ensinar e aprender Matemática."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID10455_TB6204_19112023183311.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:29:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:21:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105773
    "edicao_id" => 333
    "trabalho_id" => 6204
    "inscrito_id" => 10455
    "titulo" => "TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALGUMAS ABORDAGENS PARA A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "A Educação Matemática como área de pesquisa surge em decorrência dos primeiros questionamentos sobre o ensino de Matemática. No decorrer dos anos, observa-se na literatura de pesquisa em Educação Matemática que foram sendo sistematizadas algumas formas de trabalho em sala de aula, apoiadas nas mais diversas teorias, tendo como foco principal a melhoria no ensino-aprendizagem de Matemática. Deste modo, o presente estudo busca identificar abordagens referentes a algumas tendências em Educação Matemática, mais especificamente, a Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática e as Tecnologias Digitais. Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática e à pesquisa bibliográfica numa abordagem analítico-descritiva\x02qualitativa. Com isso, fazemos um levantamento das principais discussões que vem movimentando cada uma das respectivas tendências, ressaltando diferentes abordagens e perspectivas que consolidaram ao longo das investigações com foco no ensino-aprendizagem de Matemática. Dentre os resultados, argumentamos que as diferentes tendências discorridas aqui, impacta uma sala de aula de matemática, na qual os alunos são o ponto de partida de uma atividade matemática, isto é, eles participam ativamente do seu próprio processo de aprendizagem. Para isso, é oportunizado aos mesmos um ambiente dinâmico, interativo e investigativo que leva em consideração os conhecimentos que eles conquistaram em atividades do seu cotidiano e no ambiente escolar. Concluímos, chamando atenção da necessidade das pesquisas em Educação Matemática alcançarem as salas de aula de matemática, especialmente, aquelas que trazem reflexões sobre experiências que focaram em diferentes formas de ensinar e aprender Matemática."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID10455_TB6204_19112023183311.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:29:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO ALVES DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANO ALVES"
    "autor_email" => "adriano.exatas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 12:21:15"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 333
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg"
        "timbrado" => "65b12aeb69856_24012024122115.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:21:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:09:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 333
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-matematica-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT13"
        "logo" => null
        "capa" => "66031d4ed75f0_26032024160902.jpg"
        "timbrado" => "65b12aeb69856_24012024122115.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 12:21:15"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:09:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 209
                "edicao_id" => 333
                "codigo" => "978-85-61702-77-9"
                "capa" => "66031d4eda332_26032024160902.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA RICHIT (UFFS)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLY BARBOSA DE SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE (UFCG)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO FLORIANO PAULINO (UFERSA)<br />\r\n
                  PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n
                  REGINA MARIA PAVANELLO &nbsp;<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "20052024155025-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:21:15"
                "updated_at" => "2024-05-20 15:50:25"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 209
                "edicao_id" => 333
                "codigo" => "978-85-61702-77-9"
                "capa" => "66031d4eda332_26032024160902.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação Matemática (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ABIGAIL FREGNI LINS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ABIGAIL FREGNI LINS (UEPB)<br />\r\n
                  ADRIANA RICHIT (UFFS)<br />\r\n
                  ANA MARIA MARTENSEN ROLAND KALEFF (UFF)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute;A DE ANDRADE MOURA (UEPB)<br />\r\n
                  CARLA (UEPB)<br />\r\n
                  DANIELLY BARBOSA DE SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA (UFPE)<br />\r\n
                  LUAN COSTA DE LUNA (UFPE)<br />\r\n
                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO (URCA)<br />\r\n
                  NAHUM ISAQUE DOS SANTOS CAVALCANTE (UFCG)<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO FLORIANO PAULINO (UFERSA)<br />\r\n
                  PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n
                  REGINA MARIA PAVANELLO &nbsp;<br />\r\n
                  SONALY DUARTE DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA LIMA DE ALMEIDA CALDEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "20052024155025-CONEDU---EDUCACAO-MATEMATICA--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 12:21:15"
                "updated_at" => "2024-05-20 15:50:25"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

A Educação Matemática como área de pesquisa surge em decorrência dos primeiros questionamentos sobre o ensino de Matemática. No decorrer dos anos, observa-se na literatura de pesquisa em Educação Matemática que foram sendo sistematizadas algumas formas de trabalho em sala de aula, apoiadas nas mais diversas teorias, tendo como foco principal a melhoria no ensino-aprendizagem de Matemática. Deste modo, o presente estudo busca identificar abordagens referentes a algumas tendências em Educação Matemática, mais especificamente, a Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática e as Tecnologias Digitais. Os fundamentos teórico-metodológicos vinculam-se à literatura específica da Educação Matemática e à pesquisa bibliográfica numa abordagem analítico-descritivaqualitativa. Com isso, fazemos um levantamento das principais discussões que vem movimentando cada uma das respectivas tendências, ressaltando diferentes abordagens e perspectivas que consolidaram ao longo das investigações com foco no ensino-aprendizagem de Matemática. Dentre os resultados, argumentamos que as diferentes tendências discorridas aqui, impacta uma sala de aula de matemática, na qual os alunos são o ponto de partida de uma atividade matemática, isto é, eles participam ativamente do seu próprio processo de aprendizagem. Para isso, é oportunizado aos mesmos um ambiente dinâmico, interativo e investigativo que leva em consideração os conhecimentos que eles conquistaram em atividades do seu cotidiano e no ambiente escolar. Concluímos, chamando atenção da necessidade das pesquisas em Educação Matemática alcançarem as salas de aula de matemática, especialmente, aquelas que trazem reflexões sobre experiências que focaram em diferentes formas de ensinar e aprender Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.