Pesquisas com o uso da Teoria das Representações Sociais têm sido frequentes em diversas áreas do conhecimento, principalmente no âmbito da Saúde e na Educação, objetivando evidenciar as imagens/teorias do senso comum construídas por grupos de pessoas sobre determinados objetos. No presente trabalho, discutimos acerca das publicações nas oito edições do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) que empregam o referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais nos campos do Ensino de Ciências e Matemática e da Educação. A partir de uma pesquisa qualitativa, através de um estudo bibliográfico nos anais do evento, identificamos os trabalhos que versam sobre as temática supracitadas, que constituíram o corpus dessa investigação. Assim, objetivamos identificar, realizar um mapeamento e analisar os trabalhos pertinentes as nossas temáticas de investigação. Destacamos uma concentração de trabalhos produzidos na região nordeste, uma diversificação de temáticas no contexto educacional, concentração de trabalhos desenvolvidos no Ensino Superior, bem como grande exploração de representações sociais em pessoas em detrimento de objetos. Apontamos a importância de conhecer as especificidades dessas produções, considerando a relevância do CONEDU para a divulgação de trabalhos com ênfase em diferentes perspectivas teóricas. Ademais, levantamentos de mesma natureza podem ser efeitos em anais de diferentes eventos e repositórios institucionais, evidenciando diferentes perspectivas de investigação com o uso da Teoria das Representações Sociais.