O presente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida ao longo de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, da Universidade do Estado de Santa Catarina e que se constitui em um recorte da pesquisa final que está em andamento. O objetivo foi investigar as contribuições/dificuldades vivenciadas pelos docentes com relação a aplicabilidade da história da matemática nas aulas de matemática, em específico, explorar as relações voltadas ao momento do planejamento docente. Isto posto, realizou-se uma coleta de dados, por meio do envio de um formulário eletrônico, com questões sobre a temática acima exposta, que foram respondidas por alguns professores que ensinam matemática e atuam na Regional de Ensino de Joinville - SC. Esta pesquisa buscou compreender três importantes categorias voltadas à tendência em educação “História da Matemática” (HM): práticas pedagógicas, ensino e aprendizagem e planejamento. Especificamente este artigo apresenta a visão de alguns docentes sobre a HM e suas relações com o planejamento escolar. Como resultados preliminares, discutimos a importância da inserção da HM enquanto metodologia de ensino e destacamos alguns dos principais pontos complicadores da utilização desta tendência por professores da educação básica, como a falta de uma literatura adequada e o quantidade significativa de tempo despendida para a realização de pesquisas que possibilitem a inserção da HM no currículo educacional.